Tribuna Ribeirão
Cultura

‘O Homem da Camisa Branca’ – RP recebe solo com Beto Matos

Considerada um dos ícones mais marcantes da resistência no século XX, a imagem de um chinês desarmado e desconhe­cido em frente a uma fileira de tanques em Pequim, na Praça da Paz Celestial, em 1989, é o tema que norteia o espetáculo-solo “O Homem da Camisa Branca, Para além da Fresta”, com texto e atuação de Beto Matos, que será apresentado neste sábado, 27 de maio, no Teatro Minaz.

Realizada pela Companhia Phila 7, a montagem, dirigida por Marcos Azevedo fez sua estreia em João Pessoa (PB) no dia 19 de agosto de 2010, no Conexão XXI – Festival Cê­nico, foi destaque na Mostra Fringe do Festival de teatro de Curitiba 2012, e fez inúmeras apresentações pelo país.

“O Homem da Camisa Branca” parte da simbólica ima­gem do jovem chinês que en­frentou uma coluna de tanques de guerra em 1989. Naquele mo­mento histórico, o que o mundo viu foi um homem desafiando não apenas uma máquina, mas todo um sistema.

Porém, no espetáculo, o foco de atenção é outro, invisível à mídia: o condutor do tanque. O enredo traz um homem que encena cotidianamente, há 20 anos, o seu encontro pessoal e intransferível com o jovem chi­nês, num monólogo em que au­tor, ator e personagens dialogam por meio das inúmeras possibili­dades do “olhar”.

Em cena, há apenas alguns elementos concretos do mun­do do personagem, como uma mesa, uma cadeira, um jogo de chá, por meio do qual se esta­belece uma relação direta entre ator e o público. Posteriormen­te, surgem os elementos do uni­verso do ator, como projetor de vídeos, câmera, o palco e a pró­pria plateia.

E é o próprio ator quem ma­nipula as imagens lançadas em cena, criando uma intermedia­ção midiática e simbólica entre a subjetividade do personagem e o público. O texto de Beto Matos foi desenvolvido com o apoio do Prêmio Estímulo de Novos Tex­tos de Dramaturgia para Teatro da Secretaria do Estado da Cul­tura do Governo de São Paulo.

O solo “O Homem da Cami­sa Branca, Para além da Fresta” será apresentado às 20 horas. O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Pau­lista, Zona Leste. Tem capacida­de para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site (www.minaz.com.br), onde há mais informa­ções sobre a companhia, ou pelo telefone (16) 3941-2722.

Workshop
Na sexta-feira (26), o ator Beto Matos e o diretor Mar­cos Azevedo ministrarão o workshop “A imagem Midiática na cena teatral – Entre o ficcio­nal e o documental”. No mundo contemporâneo a tecnologia midiática tem provocado novos padrões de comportamento e entendimento de presença.

Não só traduzido por uma relação de fisicalidade, mas tam­bém pela presença maciça da imagem, do hipertexto, da velo­cidade de comunicação, etc. Este workshop irá exercitar a criação artística a partir do uso e da relação entre as imagens do­cumentais e ficcionais na cena teatral. Acontecerá no Teatro Minaz, das 14 às 16 horas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Cia. Minaz.

Postagens relacionadas

Músicos trocam os palcos pelas aulas

Redação 1

USP Filarmônica volta ao Pedro II

William Teodoro

Malabares levam diversão à praça

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com