Considerada um dos ícones mais marcantes da resistência no século XX, a imagem de um chinês desarmado e desconhecido em frente a uma fileira de tanques em Pequim, na Praça da Paz Celestial, em 1989, é o tema que norteia o espetáculo-solo “O Homem da Camisa Branca, Para além da Fresta”, com texto e atuação de Beto Matos, que será apresentado neste sábado, 27 de maio, no Teatro Minaz.
Realizada pela Companhia Phila 7, a montagem, dirigida por Marcos Azevedo fez sua estreia em João Pessoa (PB) no dia 19 de agosto de 2010, no Conexão XXI – Festival Cênico, foi destaque na Mostra Fringe do Festival de teatro de Curitiba 2012, e fez inúmeras apresentações pelo país.
“O Homem da Camisa Branca” parte da simbólica imagem do jovem chinês que enfrentou uma coluna de tanques de guerra em 1989. Naquele momento histórico, o que o mundo viu foi um homem desafiando não apenas uma máquina, mas todo um sistema.
Porém, no espetáculo, o foco de atenção é outro, invisível à mídia: o condutor do tanque. O enredo traz um homem que encena cotidianamente, há 20 anos, o seu encontro pessoal e intransferível com o jovem chinês, num monólogo em que autor, ator e personagens dialogam por meio das inúmeras possibilidades do “olhar”.
Em cena, há apenas alguns elementos concretos do mundo do personagem, como uma mesa, uma cadeira, um jogo de chá, por meio do qual se estabelece uma relação direta entre ator e o público. Posteriormente, surgem os elementos do universo do ator, como projetor de vídeos, câmera, o palco e a própria plateia.
E é o próprio ator quem manipula as imagens lançadas em cena, criando uma intermediação midiática e simbólica entre a subjetividade do personagem e o público. O texto de Beto Matos foi desenvolvido com o apoio do Prêmio Estímulo de Novos Textos de Dramaturgia para Teatro da Secretaria do Estado da Cultura do Governo de São Paulo.
O solo “O Homem da Camisa Branca, Para além da Fresta” será apresentado às 20 horas. O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site (www.minaz.com.br), onde há mais informações sobre a companhia, ou pelo telefone (16) 3941-2722.
Workshop
Na sexta-feira (26), o ator Beto Matos e o diretor Marcos Azevedo ministrarão o workshop “A imagem Midiática na cena teatral – Entre o ficcional e o documental”. No mundo contemporâneo a tecnologia midiática tem provocado novos padrões de comportamento e entendimento de presença.
Não só traduzido por uma relação de fisicalidade, mas também pela presença maciça da imagem, do hipertexto, da velocidade de comunicação, etc. Este workshop irá exercitar a criação artística a partir do uso e da relação entre as imagens documentais e ficcionais na cena teatral. Acontecerá no Teatro Minaz, das 14 às 16 horas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Cia. Minaz.