A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta quarta-feira, 24 de maio, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras-08), localizado na região Leste da cidade. A unidade está instalada na rua Dina Sassi Steagall n° 735, no Jardim Juliana.
A escolha pelo bairro foi baseada em levantamento de dados da Vigilância Socioassistêncial que aponta vulnerabilidade maior na região, onde residem 3.182 famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) destaca a importância do novo equipamento.
“É uma alegria saber que mais de 20 bairros serão atendidos, diminuindo em mais de um quarto a demanda do Cras-01 que atendia uma população extremamente afastada da sua unidade física. Com isso a gente traz o atendimento social mais próximo das pessoas”, contextualiza.
“Todas as regiões da cidade serão atendidas com muito mais eficiência. Nosso objetivo é não deixar nenhum ribeirão-pretano que necessite de assistência social sem os excelentes serviços prestados por nossos profissionais”, finaliza. O Cras-08 é vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas).
A secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Berenice, comenta o aumento significativo no número de atendimentos na atual gestão. “Nós vamos sair de cinco para 15 Cras, um salto de qualidade indescritível. São munícipes que chegam nas unidades e conhecem quais são seus direitos, como exercer a sua cidadania, e isso é de fato promover uma cidade”, conclui a secretária.
No Cras é ofertado o Serviço de Atendimento Integral à Família (Paif), que consiste no trabalho social com famílias com a finalidade de fortalecer a função protetiva familiar, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Serão atendidos os bairros Recreio Internacional, Reserva Real, Jardim do Trevo, Conjunto Habitacional Jardim das Palmeiras, Jardim José Figueira, Jardim Ângelo Jurca, Vila Abranches, Parque Industrial Lagoinha, Jardim Interlagos e Parque Residencial Cândido Portinari.
A lista ainda traz Parque dos Flamboyans, Parque São Sebastião, Jardim Horizonte Verde, Itanhangá Chácaras de Recreio, Parque Residencial Lagoinha, Parque dos Lagos, Jardim Helena, Parque Anhanguera, Jardim Juliana, Residencial Parque dos Servidores, Condomínio Portal dos Ipês e Jardim das Palmeiras.