O VAR do VAR
Anulado o cartão vermelho de Vinicius Jr. O Comitê de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol considerou que o VAR e o árbitro erraram após os atos racistas e suas conseqüências contra o atacante brasileiro. Decisão histórica num assunto mundial de grande importância, o combate ao racismo. Na área esportiva talvez nunca aconteça, mas seria ótimo ter fiscalização efetiva no papel de VAR do VAR, como fez o Comitê espanhol, para evitar os erros grotescos gerados pelo mau-uso da tecnologia.
Herói contra o racismo…
Aos olhos do mundo Vinícius Jr é vítima, mas na verdade é um herói no combate ao racismo. Como foram no esporte Pelé, João do Pulo, Mohamed Ali, Paulo César Caju, Didi e outros. Cada um ao seu modo e suas características. Vini Jr é o mais importante instrumento atual do futebol contra os racistas. Como vítima, ele provoca reação mundial, com postura exemplar de cidadania, e o combate ao racismo obtém bons resultados. Entendeu sua missão, e importância, de maior e melhor brasileiro na Europa.
Achou a vitória…
O Botafogo obteve a primeira vitória contra um adversário superior. Com gol aos 44’ do 2º tempo, depois de levar duas bolas na trave, ganhou (1 a 0) do Mirassol, que dominou o jogo, mas errou muito. Isso é “achar” o resultado, mas não tira o mérito da jogada bem executada em cobrança de escanteio no gol de Osman. Ganhar dos mais fracos e “achar” resultados contra os mais fortes é a química que pode dar certo, se o acaso não abandonar o Botafogo, que continua jogando mal, mas vencer é o que importa.