O Botafogo venceu o Mirassol com o placar de 1 a 0 na noite desta terça-feira (23) e encerrou um longo tabu contra o indigesto adversário. O Tricolor não vencia desde 2017, num total de nove partidas. O gol do triunfo, curiosamente, saiu dos pés de um ex-jogador do Mirassol, Osman. O confronto foi válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Com o resultado, o Pantera aparece momentaneamente na segunda posição da tabela com 15 pontos. O Tricolor ainda pode ser ultrapassado no complemento da rodada já que outros clubes ainda vão jogar.
O próximo compromisso do Botafogo é no sábado, diante do Atlético Goianiense, ás 18h15, no estádio Antônio Accioly.
Os mais de 3 mil botafoguenses que foram ao Santa Cruz não viram uma grande exibição. Pelo contrário, mais uma vez moroso, o Pantera não empolgou. Mas, o time de Adilson Batista se mostrou resiliente e persistente. O trabalho rendeu frutos e Osman garantiu o triunfo.
É nítido que o time precisa evoluir. Porém, também é nítido que o torcedor precisa apoiar mais. Com oito rodadas disputadas, jogando bem ou não, o Botafogo figura entre os líderes da competição.
O jogo
A primeira etapa no estádio Santa Cruz foi de muita ideia e pouca execução. O Mirassol, mesmo jogando fora de casa, teve mais pose de bola e o controle das ações. Mas, isso não significou boas chances criadas de gol.
O Botafogo, por sua vez, se contentou em jogar fechado, tentando explorar os contra-ataques. No entanto, assim como o plano do Mirassol falhou, o do Pantera também e nada de mais criativo pode ser visto dentro de campo.
Os goleiros Victor Souza e Alex Muralha foram meros coadjuvantes na etapa inicial, que não teve nenhuma chance clara de gol.
As principais investidas do Botafogo foram na velocidade de Lucas Cardoso, que até chegou a vencer alguns duelos com jogadas individuais. Porém, todas muito distantes do gol. Desconectado de Salatiel, ficou difícil combinar jogadas ofensivas.
Do lado do Mirassol, as investidas foram com Negueba e Fernandinho. Mas, assim como o Botafogo, faltou acertar as jogadas para fazer os goleiros trabalhar. Assim, o jogo foi para o intervalo empatado.
Na volta para o segundo tempo tudo mudou. O Mirassol subiu as linhas e encurralou o Botafogo. Logo nos dois primeiros minutos, o time visitante mandou duas bolas na trave.
A primeira, após cruzamento na área, Gabriel desviou de cabeça e a bola beijou a trave. Na sequência, Negueba acertou bom chute rasteiro de fora da área, Victor Souza se esticou todo e ela explodiu na trave.
A blitz do Mirassol continuou e o gol quase saiu novamente aos 5 minutos. Negueba recebeu bom lançamento e bateu forte, cruzado. Victor Souza se esticou todo e fez linda defesa. No rebote, Cristian mandou para fora.
Após a pressão, Adilson Batista decidiu fazer a primeira alteração no Botafogo. Robinho entrou na vaga de Luiz Henrique.
O Botafogo conseguiu segurar o ímpeto do Mirassol e aos poucos foi voltando para a partida. O Pantera chegou a assustar num chute de fora da área de Guilherme Madruga defendido por Muralha.
Tentando dar mais vida ao setor ofensivo, Adilson fez mais uma mexida. Osman entrou na partida no lugar do volante Carlos Manuel.
O treinador do Pantera mexeu, mas quem chgou com perigo foi o Mirassol. Aos 28 minutos, Negueba soltou o pé de fora da área e Victor Souza saltou para outra boa defesa.
A primeira grande chegada do Botafogo aconteceu aos 31 minutos. Robinho bateu escanteio e Tárik desviou de cabeça no primeiro pau. A bola passou tirando tinta da trave.
O Botafogo chegou com muito perigo aos 40 minutos. Após lindo lançamento de Lucas Cardoso, Guilherme Madruga driblou o zagueiro e bateu, mas Alex Muralha fez a defesa.
Três minutos depois o Botafogo abriu o placar. Após ótima batida de escanteio de Robinho, Osman apareceu livre no primeiro pau e testou firme, sem chances para o goleiro do Mirassol.
Poucos minutos antes do gol, Adilson havia feito três alterações, Thassio, João Veras e Tomás Andrade entraram nas vagas de Vidal, Salatiel e Lucas Cardoso.
Com a vantagem no placar, o Pantera se segurou nos últimos minutos de jogo e garantiu o importante triunfo, que acabou com o tabu de nove jogos sem vencer o Mirassol.