Ana Cristina Campos
Agência Brasil
A peça intitulada “Valse”, de 1819, consta do volume manuscrito 7703 da Biblioteca Nacional da França, em Paris. Nele, encontram-se peças para piano de autoria do compositor austríaco Sigismund Neukomm (1778- 1758), escritas no Rio de Janeiro, e por ele autografadas. Neukomm foi o único músico a integrar a Missão Artística Francesa no Brasil, onde escreveu 70 obras.
Mestre de música de Dom Pedro I (1798-1834), entre os anos de 1816 e 1821, deve-se a Neukomm a menção, em seu catálogo, de que elaborou arranjos para orquestra a partir de “seis valsas de D. Pedro”. Até hoje, estas composições não foram localizadas, nem os arranjos de Neukomm.
Porém, dentre as 25 peças do volume manuscrito que se encontra na Biblioteca Nacional da França, a “Valse” é a única que não traz a assinatura de Neukomm e que não foi mencionada em seu catálogo, o que aponta para a possibilidade de tratar-se de uma das peças de autoria de Dom Pedro I, ainda não encontradas, segundo a musicista Rosana Lanzelotte.
Avaliação
Além disso, os elementos compositivos de “Valse” são claramente distintos daqueles característicos do músico austríaco e, por sua vez, podem ser avaliados como próximos de outras peças do então príncipe. Se confirmada, a descoberta pode representar um acontecimento histórico para a música brasileira, na avaliação de Rosana.
Ela está finalizando um livro sobre Dom Pedro compositor que deve ser lançado no segundo semestre. “A única forma de comprovar seria se encontrássemos o manuscrito de Dom Pedro, que já se procurou. Estive em contato com vários musicólogos que estão de acordo que estilisticamente essa valsa é mais próxima da linguagem composicional de Dom Pedro do que do Neukomm”, disse Rosana.
Dom Pedro assinou o Hino da Independência, o Hino Constitucional que foi o hino português entre 1834 e 1910, e obras sacras preservadas no arquivo da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, mas não uma valsa, segundo a musicista Rosana Lanzelotte.
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