Quatro mil estudantes do ensino fundamental de Ribeirão Preto estão participando do programa “Recuperação Paralela”, criado no segundo bimestre do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é recuperar a aprendizagem dos alunos após o período de suspensão das aulas por causa da pandemia de coronavírus, entre 2020 e 2021.
As atividades são realizadas no contraturno escolar e o programa oferece reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A Secretaria Municipal de Educação administra 131 escolas de ensino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes.
Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Também responde por 105 escolas de educação infantil – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parceiras ou conveniadas, com 22.848 crianças. São 138 unidades escolares. Os dados são do início do ano.
No segundo semestre do ano passado, a secretaria também contratou a Fundação Vunesp para fazer a Avaliação Diagnóstica Institucional e de Ensino-Aprendizagem dos estudantes dos segundos, terceiros, quartos, quintos, oitavos e nonos anos da rede.
A Vunesp foi contratada por dispensa de licitação conforme permite a legislação neste caso, por R$ 1.248.000. O levantamento tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem dos alunos da rede, em relação às habilidades propostas no Referencial Curricular Municipal, sempre em consonância dialógica com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Até o momento foram realizadas três avaliações. A primeira nos meses de agosto e novembro do ano passado e a mais recente na semana passada – dias 17 e 18 de maio. Na primeira e na segunda, 15.500 alunos foram avaliados pela parceria. Já na terceira, mais de 20 mil alunos foram avaliados.
Os estudantes foram avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Matemática e Ciências da Natureza. Já os estudantes dos sextos e sétimos anos não participam do projeto da Vunesp, mas estão sendo avaliados por projeto desenvolvido pela Seção de Avaliação da Secretaria Municipal.
Cinco mil alunos destes ciclos foram avaliados no mesmo período das avaliações feitas pela Vunesp. De acordo com a Secretaria de Educação, os resultados das avaliações – feitas no ano passado – resultaram em dois relatórios.
“Esses relatórios permitiram o uso de dados científicos e atualizados que são utilizados no trabalho do docente em sala de aula, gestão e coordenação escolar, nos projetos e programas educacionais da rede municipal de educação, conforme as ações tomadas a partir dos resultados da avaliação”, afirma.
A pasta não detalhou os principais problemas detectados, mas ressaltou que os dados não são comparáveis entre avaliações, uma vez que são avaliadas as habilidades para o semestre e bimestre em que o estudante está em curso. O relatório da mais recente avaliação ainda não foi concluído.
Rede municipal recebe premiação
A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto receberá nesta quarta-feira, 24 de maio, em Brasília (DF), durante o II Congresso Internacional de Alimentação Escolar, uma premiação após ser selecionada na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional com o tema “Oficinas Culinárias como práticas promotoras da alimentação saudável e adequada”.
A jornada, que acontece anualmente, tem por objetivo incentivar escolas para realizar ações de educação alimentar e nutricional. Em 2022, a nutricionista Helena Vassimon e a professora de ciências Maria Carolina Gameiro Antonio escolheram trabalhar com cerca de 40 alunos da 6ª série da Emef Maria Inez Lopes Rossi.
O tema premiado foi referente à ação de oficina culinária com o parceiro Fúlvio Iermano do Slow Food Brasil, que desenvolveu a receita de “nhoque de banana verde” com os alunos. A jornada foi composta por quatro etapas, com os seguintes temas.
São eles “Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola”; “Promoção da alimentação adequada e saudável: professores (as) em ação!”; “Escolhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE?”; e “Resgate de tradições alimentares da família”. O tema também vai compor o livro da Jornada de 2022.
As atividades para quatro mil estudantes são realizadas no contraturno escolar e o programa oferece reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática