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RP reforça ensino para 4 mil alunos

PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO

Quatro mil estudantes do ensino fundamental de Ribei­rão Preto estão participando do programa “Recuperação Paralela”, criado no segundo bimestre do ano passado pela Secretaria Municipal de Edu­cação. O objetivo é recuperar a aprendizagem dos alunos após o período de suspensão das aulas por causa da pan­demia de coronavírus, entre 2020 e 2021.

As atividades são realiza­das no contraturno escolar e o programa oferece reforço nas disciplinas de Língua Portu­guesa e Matemática. A Secre­taria Municipal de Educação administra 131 escolas de en­sino fundamental (Emef) com 23.296 estudantes.

Tem ainda o Centro de Educação Especial Egydio Pe­dreschi e a Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charu­ri – eram 958 matriculados no total – e mais 807 estudantes do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Também responde por 105 escolas de educação infantil – 36 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), além de 29 parceiras ou conve­niadas, com 22.848 crianças. São 138 unidades escolares. Os da­dos são do início do ano.

No segundo semestre do ano passado, a secretaria tam­bém contratou a Fundação Vunesp para fazer a Avaliação Diagnóstica Institucional e de Ensino-Aprendizagem dos es­tudantes dos segundos, tercei­ros, quartos, quintos, oitavos e nonos anos da rede.

A Vunesp foi contratada por dispensa de licitação con­forme permite a legislação neste caso, por R$ 1.248.000. O levantamento tem como objetivo verificar o nível de aprendizagem dos alunos da rede, em relação às habilidades propostas no Referencial Cur­ricular Municipal, sempre em consonância dialógica com a Base Nacional Comum Curri­cular (BNCC).

Até o momento foram re­alizadas três avaliações. A pri­meira nos meses de agosto e novembro do ano passado e a mais recente na semana passa­da – dias 17 e 18 de maio. Na primeira e na segunda, 15.500 alunos foram avaliados pela parceria. Já na terceira, mais de 20 mil alunos foram avaliados.

Os estudantes foram avalia­dos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Matemática e Ciências da Natu­reza. Já os estudantes dos sextos e sétimos anos não participam do projeto da Vunesp, mas estão sendo avaliados por projeto de­senvolvido pela Seção de Avalia­ção da Secretaria Municipal.

Cinco mil alunos destes ciclos foram avaliados no mes­mo período das avaliações feitas pela Vunesp. De acordo com a Secretaria de Educação, os resultados das avaliações – feitas no ano passado – resul­taram em dois relatórios.

“Esses relatórios permiti­ram o uso de dados científicos e atualizados que são utiliza­dos no trabalho do docente em sala de aula, gestão e coor­denação escolar, nos projetos e programas educacionais da rede municipal de educação, conforme as ações tomadas a partir dos resultados da avalia­ção”, afirma.

A pasta não detalhou os principais problemas detecta­dos, mas ressaltou que os da­dos não são comparáveis entre avaliações, uma vez que são avaliadas as habilidades para o semestre e bimestre em que o estudante está em curso. O relatório da mais recente ava­liação ainda não foi concluído.

Rede municipal recebe premiação
A rede municipal de ensino de Ribeirão Preto receberá nesta quarta-feira, 24 de maio, em Brasília (DF), durante o II Con­gresso Internacional de Alimen­tação Escolar, uma premiação após ser selecionada na 4ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional com o tema “Ofi­cinas Culinárias como práticas promotoras da alimentação saudável e adequada”.

A jornada, que acontece anualmente, tem por objetivo incentivar escolas para realizar ações de educação alimentar e nutricional. Em 2022, a nutri­cionista Helena Vassimon e a professora de ciências Maria Carolina Gameiro Antonio esco­lheram trabalhar com cerca de 40 alunos da 6ª série da Emef Maria Inez Lopes Rossi.

O tema premiado foi referente à ação de oficina culinária com o parceiro Fúlvio Iermano do Slow Food Brasil, que desenvolveu a receita de “nhoque de banana verde” com os alunos. A jornada foi composta por quatro etapas, com os seguintes temas.

São eles “Caminho percorrido pelo alimento: do campo à mesa da escola”; “Promoção da ali­mentação adequada e saudável: professores (as) em ação!”; “Es­colhas saudáveis para além da escola: o que aprendemos com o PNAE?”; e “Resgate de tradições alimentares da família”. O tema também vai compor o livro da Jornada de 2022.

As atividades para quatro mil estudantes são realizadas no contraturno escolar e o programa oferece reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

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