A Cia. Minaz apresentará neste final de semana, em Ribeirão Preto, sua montagem da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini (1858- 1924). Depois, o espetáculo estará em cartaz nas cidades de Batatais e Serrana, na região metropolitana.
Buoso Donati morre em sua cama e a família se reúne para prestar condolências, mas o real interesse é achar o testamento e saber quem fica com a herança do rico homem. Quando encontram o testamento descobrem que os principais dotes foram deixados ao monastério.
Para resolver o problema, o único que poderia ajudá-los seria o novo rico e oportunista Gianni Schicchi, que com suas artimanhas coloca a família em diversas enrascadas para conseguir a herança. Esta é a história da ópera que será apresentada neste sábado, 20 de maio, às 20 horas, com segunda sessão no domingo (21), às 19 horas, no Teatro Minaz.
A produção da Cia. Minaz estreou em março de 2017 com versão para o português e direção musical do maestro Abel Rocha, da Orquestra Sinfônica de Santo André e professor de regência do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A direção cênica era de André Cruz, ator dos grupos Fora do sériO e Cornucópia e diretor cênico da Cia. Minaz. A direção artística ficou a cargo de Ivo Rinhel D’Acol e Gisele Ganade, com cenografia de Ivo Rinhel D’Acol. Em 2023, a montagem da Cia. Minaz tem direção musical do maestro Luís Gustavo Petri.
A direção cênica é de André Cruz, com adaptação do texto e arranjos do maestro Abel Rocha e cenário e iluminação de Ivo Rinhel D’Acol. O elenco é formado por solistas da Cia. Minaz, além de solista convidado, o barítono Rodolfo Giugliani e conta ainda com orquestra.
A ópera “Gianni Schicchi” estreou em 1918 integrando uma trilogia com as óperas “Il Tabarro” e “Suor Angelica”. Foi composta com base no “Canto XXX do Inferno”, da “Divina Comédia” de Dante Alighieri (???-1321). A obra de Dante é dividida em três livros: “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”.
No “Inferno”, o autor citou seus desafetos, entre eles Gianni Schicchi, cidadão de Florença que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (parente da esposa de Dante, Gemma Donati) deixando a maior parte dos bens de Buoso, para a família Schicchi.
Em Ribeirão Preto, as récitas acontecerão no Teatro Minaz, na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site (www.minaz.com.br), onde há mais informações sobre a companhia, ou pelo telefone (16) 3941-2722.
Em Batatais, a ópera acontecerá no dia 31 de maio, às 20 horas, no Teatro Municipal Fausto Bellini Degani, localizado na praça Dona Carolina Zanetti Soriani s/nº, Centro. Em Serrana, o espetáculo será apresentado no dia 2 de junho, às 20 horas, na Fundação Cultural, na rua Barão do Rio Branco nº 339. Mais informações também nas redes sociais da Cia.Minaz.