A Divisão de Bem-Estar Animal de Ribeirão Preto, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recolheu 57 animais de médio e grande porte soltos em vias públicas, entre os meses de janeiro e abril deste ano, cerca de um a cada 50 horas. Foram apreendidos caprinos, suínos, ovinos, bovinos e equinos. Este número representa 38% do total recolhido no ano passado, de 150, segundo a DBEA.
De acordo com as legislações vigentes que dispõem sobre a guarda responsável e o bem-estar dos animais de médio e grande porte, o proprietário de bichos soltos nas ruas, avenidas ou outro local público da cidade pode ser multado em R$ 2 mil.
Em Ribeirão Preto o recolhimento dos animais é feito por meio de uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura que também avalia o estado de saúde e faz a microchipagem. Depois é levado para um sítio e o prazo para o proprietário retirá-lo é de 30 dias após a apreensão.
Depois deste período, o animal fica disponível para adoção. De acordo com a chefe da Divisão de Bem-Estar Animal, Viviane Alexandre, é fundamental que a população contribua denunciando. “O serviço de recolhimento está disponível e é importante que a população contribua fazendo a denúncia para esse recolhimento”, destaca.
“O tutor fica responsável pela integridade do animal, devendo mantê-lo em segurança, em perfeitas condições de alojamento, higiene, alimentação, saúde e bem-estar”, explica. As denúncias sobre bichos de médio e grande porte soltos em vias públicas podem ser feitas pelos números 0800 8871511, (16) 99178-3000 e 153 – da Guarda Civil Metropolitana.