Tribuna Ribeirão
DestaquePolíciaRegião

PF e Receita realizam operação na região

Por: Adalberto Luque

A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Gauteng. Foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão nos três estados do Sul do Brasil e no estado de São Paulo. Em Ribeirão Preto e Jaboticabal os agentes cumpriram 15 mandados, de acordo com a Receita Federal.

Além dos mandados de busca e apreensão, os agentes também executaram bloqueio de imóveis, contas bancárias e arrecadação de bens que sejam identificados em poder da organização criminosa. A ação foi autorizada pela Justiça de Caxias do Sul (RS).

De acordo com a Polícia Federal, foram mobilizados 280 policiais federais e servidores da Receita para a ação. A investigação chegou aos suspeitos através do cruzamento de dados e uso de informações de inteligência, onde foram detectados indícios de que empresas de fachada, conhecidas por “noteiras”, teriam emitido R$ 4 bilhões em notas fiscais falsas, destinadas a grupos de empresas que atuam na cadeia de sucatas.

Agentes da Receita Federal e da Polícia Federal fazem buscas em empresas do setor de sucatas (Foto: Receita Federal/Divulgação)

Várias destas empresas teriam sido abertas em nome de “laranjas”, beneficiárias do auxílio emergencial que movimentaram quantias expressivas em contas bancárias. As investigações apontam que o operador do esquema teria movimentado bilhões de reais em notas fiscais de ouro. A suspeita é que as movimentações estejam relacionadas a crimes de lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos, entre outros delitos.

Os agentes percorreram 18 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Na região, são sete mandados de busca e apreensão cumpridos em Ribeirão Preto e outros oito na cidade de Jaboticabal.

(Atualizado às 17h08)

Postagens relacionadas

PF prende irmão de José Dirceu em Ribeirão Preto

William Teodoro

Pedágios da região terão lombadas eletrônicas com aferição de velocidade a partir dessa sexta

Redação

PM Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro em Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com