A cúpula da Polícia Civil e Militar paulista acompanhou a reunião do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, com ruralistas de Ribeirão Preto e de outras regiões do Estado de São Paulo. Estavam presentes João Amaro Cury Neto, diretor do Departamento de Polícia Juduciária do Interior (Deinter 3), e o coronel Cassio Araújo de Freitas, comandante da Polícia Militar.
Também participam coronel Marcelo dos Santos Sançana, comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI 3); o delegado seccional Sebastião Vicente Piccinato; o tenente coronel Rodrigo Moreira Leal, comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, e Diogenes Tadeu de Freitas Cardoso, diretor do Instituto Médico Legal (IML).
Domingos Fortuna, comandante da Guarda Civil Metropoliotana, também estava presente. Ao abrir o evento, o ruralista Paulinho Junqueira, presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Associação Vale do Rio Pardo, apontou como principal problema enfrentado pelo setor nesta região os incêndios criminosos, causando reais prejuízos aos proprietários rurais.
Já a questão das invasões de propriedades também foi levantada por Guilherme Derrite. Para ele, em São Paulo, a integração das Polícias Civil e Militar com o Ministério Público tem coibido esse tipo de ato. Citou como exemplo o anunciado “Abril Vermelho”, que seria marcado por invasões pelo Movimento dos Trabalhaores Rurais Sem Terra (MST), mas acabou não acontecendo.
O vice-presidente da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), Bruno Rangel Geraldo Martins, relatou prejuízos sofridos pelos produtores de cana e ressaltou o apoio recebido da Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto (Abag-RP) através da presidente Mônika Bergamaschi, que também se manifestou.
Homenagens de Sertãozinho
Após as solenidades realizadas no auditório do Parque Industrial Lagoinha ocorreu uma confraternização na fazenda São José onde aconteceu a solenidade de entrega ao secretário Derrite de uma moção de congratulações da Câmara de Sertãozinho, representada pelo vereador Frederico Marques. Já a Paulinho Junqueira, através do mesmo vereador, foi entregue o diploma de “cidadão sertanezino”, também conferido por aquela edilidade.