Tribuna Ribeirão
Cultura

Escritor lança livro de contos

Na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 19h30, o ribei­rão-pretano Matheus Arcaro lança seu novo livro, “A Ori­gem do Mundo”, pela editora Patuá, no Armazém Baixada, em Ribeirão Preto. A obra traz 17 contos ilustrados pela artista plástica Leda Braga, com orelha de Micheliny Verunschk e quarta capa de Maria Fernanda Maglio, am­bas escritoras premiadas e reconhecidas nacionalmente.

Este é o sexto livro do au­tor, que já escreveu contos, poesias, romance e não-fic­ção. O ponto de partida deste livro foi um estudo da Uni­versidade de Brasília (UnB), coordenado por Regina Dal­castagnè, que se transformou em livro. A pesquisa cons­tata que os protagonistas da literatura brasileira, em sua grande maioria, são masculi­nos – 62% são homens e 81% são heterossexuais.

Com acesso a essa reali­dade, o autor começou a es­boçar os contos levando em conta duas premissas: todos seriam protagonizados por mulheres e deveria prevale­cer a diversidade. A multipli­cidade de mulheres em rela­ção à idade, etnia, orientação sexual e classe social deveria ser contemplada.

“Em um dos contos, a pro­tagonista é empresária, no ou­tro é mãe solo, no seguinte é negra, no posterior é trans e assim por diante”, explica Ma­theus Arcaro que, como es­creve Maria Fernanda Maglio, no texto de apresentação da quarta capa, é “uma costura de mulheres. Tarsila alinhava­da com Eulália, Amanda, Lú­cia, Adelaide, Rosa. E na mes­ma sequência de pontos está Capitu, Macabéa e Deus (sim neste pano Deus é mulher)”.

O objetivo, segundo Ma­theus Arcaro, é “fotografar in­tensidades múltiplas do femi­nino, expressar artisticamente, por meio da escrita em prosa, a profundidade da vida de várias mulheres. Não se trata de re­tratar experiências, mas de me colocar no lugar do outro por meio da literatura.”

“A noção de ‘lugar de fala’, fundamental sob o ponto de vista sociológico, não pode ser aplicada cruamente quan­do se trata de arte, já que o trabalho do escritor é justa­mente ‘viver outras vidas’ a partir de sua criação”, ressalta o escritor Matheus Arcaro. O Armazém Baixada fica na rua Duque de Caxias nº 14. No Centro Velho (Baixada). O livo está disponível em www. editorapatua.com.br.

Postagens relacionadas

Festival de Teatro TPC na reta final

Redação 1

TPC abre Festival de Teatro de 2019

Redação 1

Rodeo Music terá 15 shows principais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com