Por: Adalberto Luque
A Delegacia da Receita Federal em Ribeirão Preto, através de sua Equipe de Repressão Aduaneira, apreendeu dezenas de produtos em um centro de logístico de distribuição de produtos comercializados pela Internet, localizado em Ribeirão Preto e especializado no comércio eletrônico. A operação ocorreu na manhã desta terça-feira (09).
De acordo com a Receita Federal, o objetivo da operação foi combater o contrabando e o descaminho. Os agentes definiram os produtos a serem apreendidos após análise da respectiva documentação, feita através do confronto entre as notas fiscais de compra, obtida pelo vendedor e suas notas fiscais de venda, expedidas para os compradores.
Essa análise contou com pesquisas de inteligência desenvolvidas por servidores da Receita. Após as análises, foram retidos 66 volumes de alto valor agregado. Os agentes apreenderam bebidas, celulares e equipamentos eletrônicos (tablets, notebooks, smartphones, fones de ouvido e outros) de alto custo e marcas de expressão. O valor estimado dos objetos apreendidos foi de R$ 300 mil.
Todas as mercadorias apreendidas no centro logístico de Ribeirão Preto foram levadas para o depósito de mercadorias apreendias pela Receita, em Araraquara, onde passarão pelo processo legal que vai determinar sua destinação.
A Receita lembra que comercializar produtos estrangeiros que entraram no País de forma irregular, além de poder configurar crimes como contrabando ou descaminho, é prejudicial para a sociedade, por conta da sonegação de impostos. O local onde a ação ocorreu não foi divulgado.