A Prefeitura de Ribeirão Preto republicou a licitação na modalidade Tomada de Preços para a contratação de empresa especializada para construção de jazigos e a ampliação dos ossuários nos cemitérios de Bonfim Paulista e Bom Pastor, além da construção de um muro de arrimo no cemitério de Bonfim Paulista. A republicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 8 de maio, após a primeira tentativa ter sido considerada deserta. Ou seja, sem nenhum interessado em assumir o serviço. A primeira licitação foi considerada deserta no dia 19 de abril.
O processo licitatório está dividido em três lotes e tem custo estimado total de R$ 2.579.819,08. O primeiro prevê a construção de 252 jazigos de 4 gavetas no Cemitério Bom Pastor. O segundo a construção de 28 jazigos de 4 gavetas no cemitério do distrito de Bonfim Paulista e o terceiro a execução de muro de arrimo no Cemitério Bonfim Paulista e a ampliação do ossuário dos Cemitérios Bom Pastor e Bonfim Paulista.
A visita técnica pelos interessados poderá ser feita nos dois cemitérios até o dia 25 de maio. Já a abertura dos envelopes com as propostas está programada para o dia 26 às 9 horas na Divisão de Licitação da Secretaria Municipal de Administração. O prazo para a execução dos serviços varia de 60 a 120 dias dependendo do lote e será executado de acordo com cronograma a ser feito pela Secretaria Municipal de Infraestrutura responsável pelo gerenciamento dos dois equipamentos fúnebres.
Bom Pastor – Fundando em 1974, o cemitério Bom Pastor está localizado no Jardim Zara, na zona Leste, e é o mais novo dos três cemitérios públicos municipais de Ribeirão Preto – os outros são o da Saudade e o de Bonfim Paulista. O cemitério possui cerca de 15 mil jazigos, onde estão sepultadas 76.546 pessoas.
O Bom Pastor é um cemitério parque, com árvores e flores em todo o ambiente, sem poluição visual e propício à contemplação. A inexistência de túmulos (a construção é vedada, assim como qualquer decoração que interfira no paisagismo local), também favorece a aproximação entre as pessoas.
A gestão do Cemitério Bom Pastor está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura desde 2018, conforme previsto nas Leis Complementares 2.830 e 2.837 de 2017. O funcionamento é ininterrupto, durante o ano, com horário de atendimento das 7h30 às 17h30 e de sepultamento das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
O cemitério conta com área administrativa, espaço ecumênico e de acordo com a prefeitura, são realizados, em média, 200 sepultamentos por mês no local, totalizando cerca de 2.400 por ano.