Passadas cinco rodadas da Série B, o Botafogo tem sua primeira semana cheia para trabalhar desde o início da competição. No meio, o Pantera ainda teve dois confrontos contra o Peixe pela Copa do Brasil.
Agora, o Tricolor volta a campo somente no domingo, diante do ABC, fora de casa. Apesar de ainda estar no início do campeonato, já é possível fazer comparativos com as duas últimas participações do Pantera na segunda divisão do futebol brasileiro.
Até aqui, o Tricolor tem desempenho melhor do que em 2020, quando foi rebaixado e pior do que em 2019, quando chegou a liderar a competição e teve chances reais de brigar pelo acesso.
Neste ano, o Botafogo jogou contra Juventude, Sampaio Corrêa, CRB, Ponte Preta e Vitória. Foram 3 vitórias e duas derrotas. São cinco gols marcados e seis sofridos. Atualmente o Pantera ocupa a 5ª colocação, com nove pontos ganhos.
Em 2019, ano em que retornou à Série B, o Botafogo teve começo meteórico. Foram quatro vitórias e uma derrota. Os adversários foram: Vitória, América-MG, São Bento, Vila Nova e Operário. O Pantera marcou 7 gols e sofreu apenas dois. Em cinco rodadas o Botafogo era o líder, com 12 pontos.
Já em 2020, ano da queda do Tricolor, o desempenho foi pior. 2 vitórias e três derrotas. Os rivais foram Cruzeiro, Confiança, Guarani, Avaí e Figueirense. Foram 4 gols marcados e 4 gols sofridos.
As três vitórias seguidas logo de cara colocaram o Botafogo entre os primeiros colocados. A gordura criada manteve o time na parte de cima da tabela mesmo com duas derrotas seguidas.
Neste momento, Adilson Batista precisa reencontrar sua equipe. Com problemas físicos e elenco curto, o treinador terá uma dura missão de guiar o Botafogo nesta Série B. O time panterino precisa de ajustes, mas isso só vai poder acontecer em julho, quando reabre a janela de transferências no futebol brasileiro.