Tribuna Ribeirão
Geral

Hemocentro de RP precisa de tipo O

Os estoques de bolsas de sangue do tipo O estão bem abaixo do necessário para suprir a demanda da semana no Hemocentro de Ribeirão Preto. Às 16h29 desta sexta-feira, 5 de maio, havia apenas seis bolsas do tipo O negativo. Para atender a cidade e municípios da região são necessárias 63. Ou seja, há apenas 10% do necessário, déficit de 90%.

O tipo O positivo, no mesmo horário, havia pouco mais de 80 bolsas, 26% das 308 necessárias, déficit de 74%. Para quem quiser doar ao Hemocentro de Ribeirão Preto, basta comparecer ao campus da Universidade de São Paulo (USP) ou no posto de coleta da rua Quintino Bocaiuva nº 470, Centro.

Se preferir pode agendar pelo 0800-9796049 ou pelo site hemocentro.fmrp.usp.br. O dois postos abrem neste sábado (6), das 7h30 às 12h30. A unidade do campus  ambém funciona no domingo, das sete horas às 12h30.

Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida: um em cada dez pacientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A falta de sangue pode suspender cirurgias nos hospitais da região. A doação também proporciona chance de vida e esperança a quem necessita de transfusão. Entre esses pacientes estão os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes, e também vítimas de queimaduras.

Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos – Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Os potenciais doadores com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, só poderão doar sangue após um período de dez dias após recuperação da doença. Antes, eram 14 dias.

Também serão consideradas inaptas as pessoas que apresentarem teste diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, mesmo que sejam assintomáticas. Aqui, o período de proibição é de dez dias após a data da coleta do exame. Na atualização, foi retirado ainda o critério de inaptidão para doação de pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos de covid-19.

 

 

 

Postagens relacionadas

Legislativo vota projeto de obras paradas

Redação 1

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Larga Brasa

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com