Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Oficina de arte e literatura encerra a exposição Odilla Mestriner no Marp

 

O Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP) promove neste sábado 6 de maio, às 10h, a oficina “A obra de Odilla Mestriner em diálogo com a literatura nacional: reflexões sobre identidade”, marcando o encerramento da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”.

A atividade é gratuita e tem como proposta refletir sobre a identidade individual e coletiva em um mundo globalizado, a partir da obra “Produto Nacional”, em diálogo com autores brasileiros. Serão registradas impressões, reflexões e reelaborações sobre como nos vemos, como vemos nosso tempo e o nosso lugar.

Marina Coelho Pereira, pedagoga graduada e mestra em Educação pela USP-RP, será a responsável pela oficina. Professora do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ribeirão Preto, Marina trabalhou como arte educadora no MARP e desde então passou a entender a arte como meio de interpretar a realidade. “A proposta é fazer uma reflexão coletiva sobre quais ‘produtos nacionais’ nos constituem como país e como sujeitos. O que nos identifica e o que nos diferencia como povo e também de modo particular. Para finalizar, teremos a produção livre a partir de materiais como recortes, textos e palavras, conforme o interesse de cada um”, explica a pedagoga.

O evento é aberto a todos os interessados e não é necessário conhecimento prévio em desenho ou qualquer formação em artes. O MARP fornecerá todo o material para a realização dos trabalhos.

Além da oficina, durante essa última semana de atividades a mostra recebe estudantes de escolas de diferentes períodos, com turmas agendadas desde o ensino infantil, fundamental e até universitários. A visitação em grupos monitorados será encerrada no sábado (6), às 13h, com a participação de 40 estudantes da UNIP (Universidade Paulista). Para o público em geral, a exposição pode ser visitada das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30 (até sexta), e no sábado, dia 6 de maio, das 9h às 15h.

A exposição é uma realização do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Colecionadores participam do encerramento

Aberta em 21 de março, “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” faz parte das comemorações de 30 anos de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. As 40 obras em exposição são do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista. Os dois colecionadores também estarão presentes na oficina deste sábado e participam do encerramento da mostra.

Odiretor do MARP e curador da mostra, Nilton Campos, conta que, por conta da representatividade desta coleção, selecionar as 40 obras foi uma tarefa difícil e explica que foram criados 10 núcleos ao longo do percurso completo da visita, o que contempla todas as fases do trabalho da artista, desde seus primeiros desenhos até o final de sua vida. “É uma produção primorosa e trouxe identidade à Odilla, que dedicou sua vida à arte e produziu o tempo todo em Ribeirão Preto. Por isso, é fundamental que a população conheça esse acervo que fica em São Paulo. É uma oportunidade única”, convida o curador da mostra.

Campos ainda lembra que a artista visual iniciou a sua produção a partir de meados dos anos de 1950, trabalhando por mais de 50 anos na cidade. “Comemorar os 30 anos do museu com a mostra individual de Odilla Mestriner é um privilégio para o museu e para Ribeirão Preto”, avalia o diretor do MARP e curador da mostra, Nilton Campos.

“O MARP é um dos museus mais representativos do Brasil e muito nos orgulhou ter Odilla Mestriner para encerrar as comemorações de três décadas de criação do museu. É uma felicidade para todos da secretaria proporcionar isso para nossa população”, complementa o secretário municipal da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

O colecionador Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro diz que a realização da mostra gera uma sensação de missão cumprida, já que este trabalho trouxe à comunidade ribeirão-pretana a oportunidade de conferir toda expressividade e qualidade da artista. “Odilla é universal e atemporal e merece ser referenciada em todo o mundo, mas voltar à sua terra natal é um momento histórico que, com certeza, abrirá novos caminhos para o reconhecimento da produção desta artista fenomenal”, finaliza Ribeiro.

Sobre Odilla Mestriner

A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

SERVIÇO

O que: Oficina “A obra de Odilla Mestriner em diálogo com a literatura nacional: reflexões sobre identidade”, com Marina Coelho Pereira – atividade da exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz”

Participação gratuita

Quando: 06/05/2023 (sábado), a partir das 10h

Onde: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi

Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP

Informações: (16) 3635-2421 / [email protected]

Exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz

Visitação aberta ao público: De 22 de março a 6 de maio

De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30

Aos sábados, das 9h às 15h

 

Postagens relacionadas

Empresa de investimentos de RP pode ter causado mais de R$ 200 milhões de prejuízo para aplicadores

Luque

Prefeitura conclui a licitação do lixo

William Teodoro

Também lá

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com