O município de Rosana, localizado no Oeste Paulista, está situado entre dois grandes rios do país, o Paraná e o Paranapanema. A cidade é conhecida pelo turismo de pesca e de natureza, além da gastronomia.
Viajantes de todo o país visitam o município interessados em pescar peixes típicos da região, como tucunaré, pintado, jaú, dourado, tilápia e sardela. Com cerca de 16 mil habitantes, Rosana é um Município de Interesse Turístico (MIT) que oferece um balneário construído às margens do Rio Paraná, com infraestrutura e equipamentos de lazer, quadras de areia, campo de futebol e playground. Um dique contém a correnteza e empresta suas margens à contemplação dos turistas.
Além disso, a prainha de Rosana é famosa pela gastronomia e pelas atividades de lazer, sendo um ponto de partida para passeios náuticos pelo Rio Paraná. O acesso ao balneário é fácil e possui sinalização por todo o trajeto. O encontro dos rios Paraná e Paranapanema é um espetáculo à parte pelas águas de coloração azulada e amarelada.
Rosana abriga a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, com a barragem mais extensa do Brasil, de 10,1 km, e eclusa para navegação. Outros pontos que valem a visitação são o Cine Teatro Casa da Cultura, patrimônio do município, agora ampliado e modernizado, e a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes.
O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/ SP), realizou melhorias a partir de obras de infraestrutura turística, que somaram R$ 1,6 milhão, com a intenção de melhorar o acesso e a experiência de quem deseja visitar a cidade. Com tantos atrativos, Rosana se torna uma ótima opção de lazer e gastronomia para quem quer “turistar” no interior paulista.