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MOGIANA – Terceira empresa assume viaduto

A prefeitura de Ribeirão Preto definiu a empresa que vai concluir as obras do viadu­to no cruzamento das aveni­das Mogiana e Brasil, na Zona Norte da cidade. A licitação – modalidade concorrência pú­blica – foi vencida pela Autem Engenharia Ltda., que disputa­va o certame com a Constru­tora Said Ltda. e a DGB Enge­nharia e Construções Ltda.

Vai receber R$ 11.980.000. O valor está 27% abaixo do estimado em edital, de R$ 16.421.425,48, desconto de R$ 4.441.425,48. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 27 de abril. A Autem Engenharia é a terceira empresa a assumir a constru­ção do viaduto.

A administração Duarte Nogueira (PSDB) prevê que, após a assinatura do contrato com a empresa vencedora, as obras sejam concluídas em oito meses. Ou seja, no começo de 2024. O viaduto é uma das 30 obras do Programa Ribeirão Mobilidade. Em 20 de setembro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto rescindiu o contrato com a Ramadam Engenharia e Em­preendimentos Ltda., a segunda empresa a assumir a obra.

Unilateral
A rescisão unilateral foi pu­blicada no Diário Oficial do Município (DOM). A Ramadan Engenharia venceu a licitação em abril, mas cinco meses de­pois ainda não havia reiniciado os trabalhos. A obra estava sob responsabilidade da Contersolo Construtora, que também aca­bou dispensada pela prefeitura de Ribeirão Preto após paralisar os serviços.

O prazo para entrega não foi definido. A Ramadam En­genharia foi a única empresa a apresentar proposta para o prosseguimento da obra. Ven­ceu o certame ao apresentar or­çamento de R$ 14.509.365,49. Como a licitação não teve se­gundo colocado, a administra­ção municipal teve de lançar novo processo licitatório.

Dois anos
As obras do viaduto deveriam ter sido entregues em janeiro de 2021, quando a prefeitura rescin­diu o contrato com a Contersolo Construtora. A empresa reivindi­cava reajuste do valor do contrato por causa da alta dos preços de insumos como o aço.

A intervenção estava orçada inicialmente em R$ 19.870.000 e deveria ficar pronta em janeiro de 2021. Quando foi paralisada pela Ramadam Engenharia, 62% dos trabalhos haviam sido con­cluídos. A prefeitura disse que iria penalizar a empresa com multa de 10% sobre o valor contratado. Ou seja, R$ 1,4 milhão.

Viaduto
Com dez metros de altu­ra, sete pilares e 165 metros de extensão, o viaduto será fun­damental para o corredor de ônibus Norte-Sul, beneficiando cerca de 700 mil usuários do transporte público. A ponte so­bre a linha férrea também será concluída, passando a ter o do­bro da largura, com 15 metros.

Ao todo, serão 48 mil metros quadrados de pavimentação, 3,6 mil metros cúbicos de con­creto e 350 toneladas de aço. A obra ainda beneficiará os bairros Ribeirão Verde, Jardim Aero­porto, Avelino Palma, Adelino Simioni, Heitor Rigon, Distrito Empresarial, Quintino Facci I e II, Tanquinho, Campos Elíseos, Vila Elisa e Vila Brasil.

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