Com produção de Odilon Wagner, direção de Gabriel Fontes Paiva e os atores Tania Bondezan – recebeu o Prêmio Shell de melhor atriz em 2019 por este trabalho – e Luciano Andrey no elenco, o espetáculo “A Golondrina”, do espanhol Guillem Clua, vai desembarcar no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 27 de abril, quinta-feira, às 20 horas.
A peça encenada na Espanha estreou em Paris, França, com a consagrada atriz Carmen Maura no elenco, protagonista de inúmeros filmes, inclusive o recente “Veneza”, de Miguel Fallabella. O roteiro e discute a liberdade, diversidade e a aceitação. O texto é inspirado no ataque terrorista ao Bar Pulse, que aconteceu em Orlando (EUA), em junho de 2016.
Porém, no enredo também ecoam as tragédias do bar Bataclan, em Paris (França), do calçadão em Nice, e Las Ramblas de Barcelona. É uma tentativa de compreender a insensatez do horror, as consequências do ódio e as estratégias que o ser humano usa para que não destruam a alma.
“O que nos torna humanos?” Para Amélia, personagem de Tânia Bondezan, a resposta encontra-se “na capacidade de sentir a dor dos outros como se fosse nossa”. Este é o sentimento que corre ao longo da espinha dorsal de “A Golondrina”, sucesso de crítica e público. O espetáculo já foi montado em Londres (Inglaterra), Espanha, Grécia, Porto Rico, Peru e Uruguai, entre outros países.
Sinopse
Inspirado no ato terrorista homofóbico que aconteceu no Bar Pulse, em Orlando (EUA), em junho de 2016, o espetáculo mostra o emocionante encontro de Ramón (Luciano Andrey), sobrevivente de um ataque praticado por homofóbicos em um bar gay, com Amélia (Tania Bondezan).
Ela é uma severa professora de canto, que também tem sua história ligada a esse trágico evento. Os personagens vão revelando detalhes de suas histórias, que se entrelaçam como num quebra-cabeças. O texto já ganhou diversos prêmios pelo mundo, como o Prêmio MAX 2019, Off West End London Theater Award 2017 e o Queer Theater 2018 (Atenas, Grécia).
Ingressos
Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada) para todos os setores – plateia, frisa, balcão nobre e balcão simples. Estão à venda nos sites Mega Bilheteria (www.megabilheteria.com) e do próprio espetáculo (www. golondrina.art.br). A meia-entrada vale para estudantes e pessoa com deficiência e um acompanhante.
Também vale para idosos (pessoas com mais de 60 anos), diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais, professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino.
O Theatro Pedro II informa que não é permitido crianças menores de 12 anos na fila A dos setores balcão nobre e balcão simples, por determinação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), devido a altura do guarda corpo. Ingressos para cadeirantes são destinados ao setor frisa do teatro.
Não será permitida a entrada após o início do espetáculo, não havendo troca de ingresso e nem devolução do dinheiro. Para melhor conservação do Theatro Pedro II é proibido o consumo de bebidas e alimentos dentro das salas de espetáculos.
O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente conta com 1,3 mil lugares. Porém, vai disponibilizar cerca de 1.070 poltronas.
O telefone para mais informações é (16) 3977-8111. O espetáculo não é recomendado para menores de 14 anos, que podem participar acompanhados dos pais. O espaço é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. O uso de máscara é opcional.