Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Telegram deve ser suspenso no Brasil

A Justiça Federal do Es­pírito Santo determinou nes­ta quarta-feira, 26 de abril, a suspensão temporária do Te­legram no Brasil após o aplica­tivo de mensagens não ter en­tregado todas as informações solicitadas pela Polícia Federal sobre conteúdos neonazistas na plataforma. A plataforma também deverá pagar uma multa diária de R$ 1 milhão.

“Há agrupamentos lá deno­minados Frente Antissemita, Movimento Antissemita, atu­ando nessas redes. E nós sabe­mos que isso está na base da violência contra nossas crian­ças e nossos adolescentes”, afirmou o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, durante agenda em For­taleza com jornalistas.

Ainda na última quinta-fei­ra (20), o Ministério da Justiça e da Segurança Pública abriu um processo administrativo contra o Telegram, após o apli­cativo ter ignorado os pedidos da pasta e da Polícia Federal para a entrega de dados dos usuários envolvidos na disse­minação de conteúdos neona­zistas e de incitação à violência.

“O prazo já está esgota­do. O Telegram é, tradicio­nalmente, de difícil contato, de difícil diálogo. Nós vi­mos isso durante as eleições. De forma que será tratado como uma instituição que não respondeu à notificação da Secretaria Nacional do Consumidor”, afirmou en­tão o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, durante coletiva de imprensa na última quinta.

A falta de cooperação do Telegram é o empecilho mais recente na cooperação que o ministério tem tentado construir com as plataformas de tecnologia e redes sociais para monitorar e remover contas e publicações com conteúdos extremistas.

No início deste mês, o Twitter havia se negado a ex­cluir perfis com fotos e nomes aludindo a autores de ataques em escolas. A empresa de Elon Musk, depois, recuou da intransigência de posicio­namento e decidiu atender às demandas do ministério após a publicação da portaria 351.

Postagens relacionadas

WhatsApp, Facebook e Instagram fora do ar? App parou de funcionar no Brasil e outros países

Redação 1

No Android, Microsoft Edge ganha sistema que detecta fake news

Redação 1

Oreo constrói abrigo anti-apocalipse para proteger bolachas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com