A prefeitura de Ribeirão Preto promete iniciar, em maio, as obras de implementação dos corredores de ônibus da avenida Presidente Castelo Branco (SPA 307-330), na Zona Leste, e do quadrilátero central. A informação é da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
O corredor exclusivo para ônibus da Castelo Branco será feito pela Autem Engenharia Ltda., que ofereceu valor global de R$ 26.123.173,77. A licitação da faixa exclusiva do quadrilátero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda., com a proposta de R$ 20.774.887,51.
Total
No total, a administração Duarte Nogueira (PSDB) está investindo mais R$ 46.898.061,28 nas duas obras. A homologação das duas licitações está prevista para os próximos dias e em seguida será feita a assinatura dos contratos.
Centro
Os corredores de ônibus do quadrilátero central terão quatro quilômetros e serão implantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.
Para suportar o tráfego intenso e o peso dos veículos, os pavimentos dessas vias serão retirados e substituídos por uma resistente camada de concreto e asfalto. O mesmo padrão foi adotado na construção dos demais corredores do Programa Ribeirão Mobilidade.
Além de sinalização vertical e horizontal nos cruzamentos, também será feita a revitalização das calçadas destes trechos para a construção de rampas e instalação de piso podotátil, permitindo o acesso de pessoas com deficiência. Na Jerônimo Gonçalves, o corredor começará na Francisco Junqueira e seguirá até o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara.
Na avenida Francisco Junqueira, o corredor terá início na altura da rua Barão do Amazonas e seguirá até a Jerônimo Gonçalves. Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a avenida Independência, sendo que o corredor de ônibus desta última avenida já está pronto e em funcionamento.
Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, paralelas entre si, terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a avenida Nove de Julho, que também ganhará corredores de ônibus, mas como será totalmente restaurada, a licitação para as obras na histórica avenida será feita separadamente.
Zona Leste
Na avenida Presidente Castelo Branco, o corredor será implantado em toda a marginal da rodovia, passando ainda pelas avenidas Treze de Maio e Capitão Salomão e rua Goiás, até encontrar o corredor da avenida Saudade/rua São Paulo. Este trecho abrange os bairros Lagoinha, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro e Campos Elíseos.
Já o corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e a ciclovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste, que foi suspenso pela prefeitura em janeiro, está passando por readequação de alguns detalhes do projeto. Após esta fase será aberta nova licitação.
O valor estimado era de R$ 39.156.320,95. A obra contemplará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil.
Além da ciclovia a ser construída na Maurílio Biagi, a obra vai contemplar também revitalização das calçadas e canteiros, rampas e piso podotátil para acesso de pessoas com deficiência, além de sinalização horizontal e vertical nos cruzamentos.
Ribeirão Mobilidade
O Programa Ribeirão Mobilidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para melhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. São onze corredores de ônibus, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias. Com a inauguração do corredor da Saudade em breve, serão 18 obras concluídas, do total de 30.
O Ribeirão Mobilidade também inclui asfalto novo em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, beneficiando 120 bairros com 650 quilômetros de asfalto (mais de 550 quilômetros na primeira etapa, há cerca de três anos, e outros 101 km de asfalto novo sendo executados atualmente).
Os onze corredores de ônibus somam 56 quilômetros e percorrem as principais vias da cidade, em todas as regiões. Juntos, eles beneficiarão mensalmente 3,5 milhões de usuários do transporte público de Ribeirão Preto. Além de agilizar o tempo, os corredores garantem uma viagem mais confortável. O Programa Ribeirão Mobilidade tem investimento superior a R$ 500 milhões.
Corredores prontos
Com o corredor da Saudade, são sete totalmente prontos: avenidas Antônia Mugnato Marincek; do Café; Presidente Vargas; trecho 1 do corredor Norte/Sul (nas avenidas Recife e Thomaz Alberto Wathely); Trechos 2 e 3 do corredor Norte/Sul (Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Jr. e Independência); e avenidas Dom Pedro I e Saudade/São Paulo/Brasil.