Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

RP inicia novas obras em maio

A prefeitura de Ribeirão Preto promete iniciar, em maio, as obras de implementação dos corredores de ônibus da avenida Presidente Castelo Branco (SPA 307-330), na Zona Leste, e do quadrilátero central. A informa­ção é da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

O corredor exclusivo para ônibus da Castelo Branco será feito pela Autem Engenharia Ltda., que ofereceu valor global de R$ 26.123.173,77. A licitação da faixa exclusiva do quadri­látero central foi vencida pela DGB Engenharia e Construções Ltda., com a proposta de R$ 20.774.887,51.

Total
No total, a administração Duarte Nogueira (PSDB) está in­vestindo mais R$ 46.898.061,28 nas duas obras. A homologação das duas licitações está prevista para os próximos dias e em se­guida será feita a assinatura dos contratos.

Centro
Os corredores de ônibus do quadrilátero central terão quatro quilômetros e serão im­plantados nas avenidas Doutor Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves e nas ruas Florêncio de Abreu, Lafaiete, Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas.

Para suportar o tráfego in­tenso e o peso dos veículos, os pavimentos dessas vias serão retirados e substituídos por uma resistente camada de concreto e asfalto. O mesmo padrão foi adotado na construção dos de­mais corredores do Programa Ribeirão Mobilidade.

Além de sinalização vertical e horizontal nos cruzamentos, também será feita a revitaliza­ção das calçadas destes trechos para a construção de rampas e instalação de piso podotátil, permitindo o acesso de pessoas com deficiência. Na Jerônimo Gonçalves, o corredor come­çará na Francisco Junqueira e seguirá até o Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, perto da Câmara.

Na avenida Francisco Jun­queira, o corredor terá início na altura da rua Barão do Ama­zonas e seguirá até a Jerônimo Gonçalves. Já as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas, receberão corredores entre a Jerônimo Gonçalves e a avenida Independência, sendo que o corredor de ônibus desta última avenida já está pronto e em funcionamento.

Por fim, as ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Ama­zonas, paralelas entre si, terão corredores de ônibus entre a Francisco Junqueira e a aveni­da Nove de Julho, que também ganhará corredores de ônibus, mas como será totalmente restaurada, a licitação para as obras na histórica avenida será feita separadamente.

Zona Leste
Na avenida Presidente Cas­telo Branco, o corredor será im­plantado em toda a marginal da rodovia, passando ainda pelas avenidas Treze de Maio e Ca­pitão Salomão e rua Goiás, até encontrar o corredor da aveni­da Saudade/rua São Paulo. Este trecho abrange os bairros La­goinha, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim Mosteiro e Campos Elíseos.

Já o corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e a ci­clovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste, que foi suspenso pela prefeitura em janeiro, está passando por readequação de alguns detalhes do projeto. Após esta fase será aberta nova licitação.

O valor estimado era de R$ 39.156.320,95. A obra contem­plará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Var­gas), Costábile Romano; Portu­gal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil.

Além da ciclovia a ser cons­truída na Maurílio Biagi, a obra vai contemplar também revita­lização das calçadas e canteiros, rampas e piso podotátil para acesso de pessoas com deficiên­cia, além de sinalização horizon­tal e vertical nos cruzamentos.

Ribeirão Mobilidade
O Programa Ribeirão Mobi­lidade abrange 30 grandes obras de intervenção viária para me­lhorar o trânsito e o transporte público em toda a cidade. São onze corredores de ônibus, além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias. Com a inauguração do corredor da Saudade em breve, serão 18 obras concluídas, do total de 30.

O Ribeirão Mobilidade tam­bém inclui asfalto novo em 1.623 ruas, travessas e avenidas por toda a cidade, benefician­do 120 bairros com 650 quilô­metros de asfalto (mais de 550 quilômetros na primeira etapa, há cerca de três anos, e outros 101 km de asfalto novo sendo executados atualmente).

Os onze corredores de ôni­bus somam 56 quilômetros e percorrem as principais vias da cidade, em todas as regiões. Juntos, eles beneficiarão mensal­mente 3,5 milhões de usuários do transporte público de Ribei­rão Preto. Além de agilizar o tempo, os corredores garantem uma viagem mais confortável. O Programa Ribeirão Mobilidade tem investimento superior a R$ 500 milhões.

Corredores prontos
Com o corredor da Sauda­de, são sete totalmente prontos: avenidas Antônia Mugnato Marincek; do Café; Presidente Vargas; trecho 1 do corredor Norte/Sul (nas avenidas Recife e Thomaz Alberto Wathely); Trechos 2 e 3 do corredor Nor­te/Sul (Mogiana, Paschoal In­necchi, Meira Jr. e Independên­cia); e avenidas Dom Pedro I e Saudade/São Paulo/Brasil.

Postagens relacionadas

Orçamento vai à votação com 277 emendas

Redação 1

RP: décimo terceiro injetará R$ 557,46 mi  

Redação 2

Educação vai distribuir marmitex para alunos da Rede

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com