Tribuna Ribeirão
Cultura

Franca recebe última apresentação da Ópera ‘La Serva Padrona’ dia 27 de abril

Programação gratuita inclui espetáculo e oficina de ópera

No dia 27 de abril, a turnê da ópera La Serva Padrona, do Grupo Art Musique, chega a Franca, onde encerra a atual temporada. O projeto, viabilizado por meio do PROAC (Programa de Ação Cultural) — programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo — inclui o espetáculo e oficina com aspectos informativos e introdutórios à técnica vocal do gênero.

A ópera cômica “La Serva Padrona”, foi adaptada para a língua portuguesa e é a oportunidade de conhecer uma produção do gênero. O espetáculo terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e gravação em audiodescrição para pessoas com deficiências visuais e auditivas.

 

O espetáculo

Com autoria de Giovanni Battista Pergolesi e libreto de Gennaro Federico, a ópera bufa “La Serva Padrona” estreou em 1733. Foi criada para ser “intermezzo” (apresentação leve dos intervalos das óperas trágicas), mas seu sucesso, ainda que de tardio, acabou por impulsioná-la como ópera principal.

A versão do Art Musique foi adaptada em ambientação e idioma por Priscila Cubero, bacharelada em Canto e Arte Lírica pela USP. É um espetáculo cômico, curto, com enredo leve e irreverente, que se opõe à rigidez formal das chamadas “óperas sérias”. Na trama, calcada numa sátira social, o povo triunfa sobre os avaros burgueses.

A apresentação terá acompanhamento instrumental ao vivo de um grupo de câmara composto por um sexteto de cordas e piano, sob regência do maestro Nazir Bittar. Titular da Orquestra Sinfônica de Franca, ele é doutorado em música pela Unicamp e tem experiência internacional em regência.

Os trechos de recitativos (texto entoado com acompanhamento de um instrumento ou orquestra, meio caminho entre o canto e a fala) foram adaptados de forma a facilitar a compreensão da trama/libreto, potencializando a aproximação dos cantores com a plateia.

 

Oficinas

Denominadas “Introdução teórica e prática ao canto e a elementos da ópera”, a oficina será ministrada pela doutora e cantora Fernanda Onofre, licenciada em Artes pelo Departamento de Música de Ribeirão Preto da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Abordando princípios básicos da técnica vocal e discorrendo sobre temas pertinentes à ópera — história, produções relevantes pelo mundo e referências artísticas –, têm por objetivo a experimentação da técnica vocal, agregando conhecimento sobre o universo da ópera e permitindo a desmistificação do que é conhecido como “erudito”. As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

 

Agenda

27 de abril
Franca
Av. Sete de Setembro, 455 – 20h

Ingressos gratuitos devem ser retirados no local

Postagens relacionadas

Parada do Galvão Bueno ainda não está bem explicada

William Teodoro

Ator George Segal morre aos 87 anos nos EUA

William Teodoro

Velature cameraless fica em Barcelona por um mês

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com