Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens.
Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.
O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no estado, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.
O Minecraft Education Edition, é um jogo do tipo sand box, sendo assim, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas: história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais características destacadas no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017).
Ribeirão Preto
Esse foi o caso dos alunos da unidade Ribeirão Preto, que desenvolveram uma reprodução do sistema econômico feudal no jogo. O game foi usado de forma a ampliar as habilidades de análise sobre a formação de territórios e fronteiras, em diferentes tempos e espaços. Desse modo, contribuiu para o entendimento dos estudantes sobre a evolução do processo histórico, da atual geopolítica mundial.
“A possibilidade de elaborar um feudo, articulou a criatividade dos alunos para criarem um cenário que foi conhecido a partir da pesquisa elaborada previamente, além das imagens que foram compartilhadas durante as aulas. O jogo também estimula o trabalho colaborativo, no qual os educandos trabalharam em conjunto para elaboração dos cenários planejados, no prazo estipulado”, explica Cleber Sberni, docente de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Senac Ribeirão Preto.
Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem. Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto anual dos alunos da mesma unidade, responsáveis por criarem uma cidade sustentável com foco em áreas periféricas e acesso aos serviços básicos. Eles não só criaram propostas de melhorias na cidade, para torná-la mais acessível, como também usaram inteligência artificial com tecnologia de voz (assistente virtual.) O desenvolvimento do projeto articulou os saberes de todas as áreas de conhecimento do Ensino Médio e o itinerário de formação técnica e profissional em Informática.
Enquanto isso, os alunos do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo, unidade da Grande São Paulo, utilizaram o jogo para criar um Museu Histórico da Computação, aplicando conhecimentos relacionados ao impacto da tecnologia da informação e sua relação com passado, presente e futuro. Além de toda a pesquisa, trabalho conceitual e criatividade envolvidos na experiência, os estudantes refletiram sobre ética e tecnologia.
“Com o uso do Minecraft, conseguimos criar o Museu Histórico da Computação e comparar o quanto e como a tecnologia evoluiu nesses anos. No passado, os equipamentos eram grandes, robustos e não muito eficientes, e hoje são mais rápidos e compactos. Adorei aprender sobre a história da tecnologia com o uso do jogo”, afirma Pedro Leonardo Laurentino Alves, aluno do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Bernardo do Campo.
“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles.”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.
Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jogos multiplataforma, entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.