A fotógrafa Karoline Saadi é uma das premiadas no Concurso Internacional de Imagens de Fotografia de Nascimento da Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Parto – IAPBP. Ela é fotógrafa de famílias há 11 anos e de partos há 8 anos. Gaúcha, reside em Ribeirão Preto desde 2019.
Karoline é especializada em fotografia documental, estilo de trabalho que retrata a realidade da família tal qual ela é, priorizando memórias do cotidiano familiar. A fotografia de parto segue a mesma premissa: registros sem interferência e que contenham, com riqueza, os detalhes desse dia tão especial.
“A sensação de premiar em um concurso dessa magnitude é surreal! É a validação de todos os anos de trabalho, de estudo, de dedicação, não só sobre técnica fotográfica, mas também sobre a dedicação ao entendimento do que é o parto. Sobre a fisiologia do nascer. Sobre a grandiosidade de guardar memórias do dia que uma nova vida vem habitar a terra”, comenta Karoline. “E é a oportunidade de também difundir a humanização do parto! Aproximar as mulheres de que o parto é um evento familiar, bonito e feliz”, completa.
A fotógrafa comentou sobre a foto premiada. “Nessa fotografia vemos a família inteira sorrindo! A equipe de assistência sorrindo! Isso é um incentivo à maior verdade que eu acredito: parto não é sobre dor e sofrimento. Parto é sobre força, resistência e acima de tudo, parto é sobre vida. E a premiação me permite poder falar sobre isso! Permite difundir isso. Me permite uma aproximação ainda maior a mais pessoas”, finaliza.
IAPBP – Concurso Anual de Fotografia de Nascimento
A competição anual da IAPBP celebra a beleza e a habilidade dos fotógrafos de nascimento de todo o mundo em quatro categorias principais: detalhes do nascimento; trabalho de parto; parto; e pós-parto. Neste ano foram criadas quatro subcategorias: preto e branco; documentário; fineart; e dificuldades e perdas.
A associação (http://www.birthphotographers.com) abrange mais de 1.100 membros em 52 países. O concurso anual de fotografia reconhece fotógrafos de nascimento em todo o mundo e seus melhores trabalhos em uma plataforma internacional. A competição tem crescido em escopo a cada ano. Altamente esperados, os resultados rapidamente se tornam virais todos os anos, quando os vencedores são anunciados. As imagens são julgadas em uma variedade de critérios.
Outras premiações
Em 2022 Karoline Saadi foi a única brasileira a fazer parte da 8ª coleção de Photo Story da Fearless, uma associação de fotógrafos estadunidense reconhecida internacionalmente. Em 2020 foi considerada a terceira melhor fotógrafa de famílias do Brasil pela Inspiration Photographers, outra entidade conceituada.
Na 8ª coleção de Photo Story, Karoline entrou em uma categoria da premiação em que é necessário a coleção de fotografias apresentar uma narrativa de história. O conjunto da obra fotográfica é avaliado. Oito a 15 fotografias formam uma série fotográfica. Somente 9 séries foram premiadas. E dentre os diversos países representados, somente “Birth Of Lívia”, de Karoline, representou o Brasil. A dificuldade da premiação é aumentada pelo fato de que cada fotógrafo participante pode inscrever somente uma história.
A série fotográfica premiada foi realizada no Hospital São Lucas – Ribeirania, durante o registro de um parto normal humanizado. As fotografias retratam momentos do trabalho de parto, nascimento e pós-parto imediato.