Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Banco de Sangue convoca doadores

Foto: Fernando Frazão/Ag.Br.

Neste feriado de 21 de abril, Dia de Tiradentes, o GSH Banco de Sangue de Ri­beirão Preto estará fechado, reabrindo no sábado (22), em seu horário normal, das sete às 12 horas, recebendo os doadores que se disponibili­zarem a entrar numa grande corrente do bem pela vida.

A instituição alerta que nes­ses períodos de feriados prolon­gados há uma queda acentuada nos estoques sanguíneos, pois muitos doadores programam seu lazer ou vão viajar, esque­cendo de colocar a doação de sangue como prioridade. Ao passo que aumenta a deman­da por hemocomponentes nos hospitais, em razão dos aciden­tes de trânsito nas estradas.

“O ideal é doar antes de via­jar. Já aqueles que ficam na ci­dade, podem fazer a doação no sábado, pois o procedimento é muito rápido, não dói, dura aproximadamente 40 minutos e ainda sobra tempo para o lazer”, explica Micheli Caligio­ni, captadora de doadores do Banco de Sangue.

Atualmente, todos os tipos sanguíneos são necessários. Por isso, o apelo é para que os doadores regulares e a popula­ção em geral se sensibilizem e dirijam-se ao Banco de Sangue para efetuar a sua doação o quanto antes, lembrando ainda que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

Onde
O GSH Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocai­úva nº 975, na Vila Seixas, na região Central – telefone (16) 3977-5900 e WhatsApp (16) 99702-0830. O local dispõe de uma infraestrutura ampla, em um espaço exclusivo, fora de um ambiente hospitalar, para acolher o doador de sangue. Atende de segunda-feira a sá­bado, das sete às 18 horas.

A doação de sangue propor­ciona chance de vida e esperan­ça aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falcifor­me, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queima­duras, pacientes que serão sub­metidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.

Para muitas pessoas que es­tão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperan­ça de vida: um em cada dez pa­cientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constan­tes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A falta de san­gue pode suspender cirurgias nos hospitais da região.

Requisitos
Entre outros, um dos requi­sitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja reali­zada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas.

Documentos
Na hora da doação, deve apresentar um documento ofi­cial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de identidade), Carteira Nacional de Habili­tação (CNH) e etc. – em bom estado de conservação. Após o almoço ou ingestão de alimen­tos gordurosos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Plantio de palmeiras é alvo de denúncia

Redação 1

Justiça decreta falência do Grupo Leão Leão

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com