Tribuna Ribeirão
Geral

‘Gota D’Água’ de Tomie Ohtake – Lustre de cristal passa por limpeza

que os funcionários do Theatro Pedro II – terceiro maior teatro de ópera do Brasil, referência histórico-cultural para a região de Ribeirão Preto – acompanha­ram a descida, para limpeza e manutenção, do lustre de cristal “Gota d’Água”, obra de arte de Tomie Ohtake (1913-2015), ar­tista plástica japonesa naturali­zada brasileira.

A peça é uma das mais im­portantes do teatro e foi insta­lada no centro do teto quando o prédio foi restaurado, na dé­cada de 1990. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) acompanhou de perto a descida do lustre, ao lado do presidente da Fundação Dom Pedro II, Nicanor Lopes. O serviço deve ser concluído em uma semana. O objeto será içado novamente ao teto por­que haverá espetáculos neste final de semana.

Geralmente, a operação ocor­re em janeiro e início de fevereiro, quando o Theatro Pedro II está em recesso. Com 1.400 quilos e medindo 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura, todo o trabalho será concluído após a limpeza de todas as lâminas de cristal e da troca de 68 lâmpadas.

A cúpula também passará por limpeza e revisão da parte elétrica antes de ser içada nova­mente ao teto. Este trabalho deve ser feito próximo do solo para evitar acidentes com os funcio­nários e com a peça de arte. Em 2014, a Fundação Dom Pedro II investiu R$ 40 mil em uma talha elétrica para “baixar” o lustre.

“Muitas dessas lâmpadas já queimaram, no decorrer do ano, e as outras serão trocadas tam­bém para que não se desliguem em breve. Já as lâminas de cris­tal, acumulam, além de poeira, resquícios de produtos químicos usados nas apresentações”, diz o prefeito Duarte Nogueira.

O objeto é um dos símbolos da reinauguração do Theatro Pe­dro II, em 19 de junho de 1996, após passar 16 anos fechado de­vido a um incêndio em julho de 1980. Desenhado por uma das principais artistas plásticas do Brasil, o lustre de cristal “Gota D’Água” é coberto por uma cú­pula de gesso estrutural, com a fixação de lâmpadas especiais que fazem suas luzes passar por entre os recortes, criando um efeito escultural único.

No formato de uma gota d’água, a obra-prima de Tomie Ohtake pesa quase uma tonela­da e meia e remete ao incêndio, assim como o desenho do teto (uma alusão às labaredas que lamberam o teto original), que também foi projetado pela artis­ta, que na ocasião da restauração escalou andaimes para fazer os desenhos a lápis na base de gesso que antecedeu a versão definitiva.

O Pedro II é o terceiro maior teatro de ópera do Brasil e refe­rência histórica cultural para a região, assim como para todo o país. O prédio é tombado como Patrimônio Cultural pelo Con­selho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológi­co e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e as obras são necessárias para preservação de suas características originais.

O Theatro Pedro II vai com­pletar 93 anos em 8 de outubro. É o palco principal da Orques­tra Sinfônica de Ribeirão Preto (Osrp). Foi construído entre 1928 e 1930 a pedido do advo­gado João Alves Meira Júnior, um dos fundadores da Cia. Cervejaria Paulista.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Júnior, e a parte estrutural da construção coube à empresa alemã Kemmitz. Em 15 de ju­lho de 1980, durante a exibição do filme “Os Três Mosquetei­ros Trapalhões”, um incêndio destruiu a cobertura, o forro do palco e grande parte do interior, incluindo-se o teto.

Na fase de reforma, a cúpula metálica da plateia principal foi reconstruída pela artista plástica Tomie Ohtake e a caixa cênica foi rebaixada em seis metros. Foi criado um subsolo com mais dois níveis: espaços para servi­ços de apoio artístico, oficina de cenário, carpintaria e almoxari­fado técnico. Os ferros retorci­dos na cúpula do teatro são uma alusão às chamas do incêndio de 1980, ideia de Tomie Ohtake.

Postagens relacionadas

Socorro ao Regatas vai à votação  

Redação 2

Walter Gomes vai passar por cirurgia

Redação 1

Mutirão oferece mais de mil oportunidades de emprego em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com