Para dar continuidade às obras do corredor de ônibus Norte/Sul – Trecho 4, a avenida Independência foi totalmente interditada no entorno do Jardim João Rossi, nesta quarta-feira, 19 de abril. A interdição deverá durar cerca de quatro meses e abrange o trecho da via entre as ruas Mascimo Bernardes e a José Curvelo da Silveira Júnior. Desde as nove horas de ontem, operários trabalham no local com maquinário pesado.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, o quarto e último trecho do corredor de ônibus Norte-Sul tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2023. As obras estão sendo realizadas na avenida Independência, com a duplicação do trecho próximo ao Jardim João Rossi, além de intervenções que já tiveram início nas avenidas Ligia Latuf Salomão e Braz Olaia Acosta.
A obra contemplará, ainda, a avenida Coronel Fernando Ferreira Leite. O quarto trecho compreende 2,5 quilômetros de extensão e faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade, que tem como objetivo oferecer um transporte público altamente capacitado, priorizando a integralidade com uma comunicação eficaz. Já foram concluídos mais de 22% dos serviços.
Além da duplicação, está prevista a pavimentação de vias no padrão dos corredores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos, além de uma nova ciclovia que será implantada na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Serão 340 metros de ciclovia neste trecho; somando aos demais, serão nove quilômetros de ciclovias no corredor Norte-Sul.
“Os quatro trechos do corredor Norte-Sul totalizam 15,3 quilômetros e ligarão a cidade entre a região Sul, no Ribeirão Shopping, até o bairro Ribeirão Verde. As intervenções do Ribeirão Mobilidade garantem ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo, além de maior organização e segurança para os motoristas”, destaca o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
O corredor Norte-Sul é o maior em extensão de Ribeirão Preto e conta com cerca de 15 quilômetros, divididos em quatro trechos. O trecho 1 compreende as avenidas Recife e Thomaz Alberto Whately. Já os trechos 2 e 3 compreendem as avenidas Mogiana, Paschoal Innecchi, Meira Junior e Independência.
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) aconselha os motoristas a buscarem rotas alternativas. Iniciado em 2017, o Ribeirão Mobilidade conta com investimentos da ordem de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do governo federal e o restante via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.