Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Gripe – Adesão à vacina é baixa em RP

TÂNIA RÊGO/AG.BR.

Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, 17 de abril, mostra que a ade­são à campanha de vacinação contra gripe (influenza) para os grupos prioritários deter­minados pelo Ministério da Saúde está baixa.

O calendário estabeleci­do pelo Ministério da Saúde e governo de São Paulo foi aberto no dia 10 em Ribeirão Preto. A meta é vacinar, pelo menos, 90% das pessoas de cada grupo, formado por 275 mil pessoas. São 247,5 mil ri­beirão-pretanos.

De acordo com o Programa de Imunização da pasta, foram aplicadas em Ribeirão Preto, desde o início da campanha, 6.549 doses, 2,64% dos 247,5 mil moradores que formam o público-alvo. Em idosos com 60 anos ou mais, foram 4.500 doses aplicadas, num público estimado em 122 mil pessoas, 3,7% do total.

Entre os alvos da cam­panha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, onze me­ses e 29 dias, trabalhadores da saúde, professores, gestan­tes, puérperas, povos indíge­nas, ribeirinhos, quilombo­las, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.

Também fazem parte do público prioritário pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, traba­lhadores portuários, profissio­nais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas so­cioeducativas.

A vacinação contra a in­fluenza está indicada para as pessoas que pertençam aos grupos prioritários, de acor­do com as determinações do Ministério da Saúde. Todos os grupos prioritários lista­dos poderão ser vacinados desde o início da campanha, que vai até dia 31 de maio.

A coordenadora do pro­grama de Imunização da Se­cretaria Municipal da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, explica que é importante to­dos irem aos postos de va­cinação para se protegerem contra a doença. “Com o em­penho de todos, rapidamente alcançaremos a meta de co­bertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde”, diz.

“Para vacinar além da meta de Ribeirão Preto, con­clamamos as pessoas, princi­palmente gestantes e pais de crianças que fazem parte dos grupos prioritários desta fase, que procurem os postos de va­cinação e se protejam”, orienta Mayra Fernanda de Oliveira.

Ribeirão Preto tem 38 salas de vacinas espalhadas por todas as regiões da cida­de, mas o horário de atendi­mento varia. O Ministério da Saúde estima vacinar 79,5 milhões de pessoas em todo o país e, por isso, distribuiu 80 milhões de doses. No esta­do de São Paulo, onde apenas 69% do público-alvo foram imunizados no ano passado, a meta é atingir 18,4 milhões de pessoas neste ano.

Postagens relacionadas

Polícia investiga morte de bebê num posto de saúde em RP

Luque

Dj perde braço e sofre múltiplas fraturas em acidente na Cunha Bueno

Redação

‘Arena Folia’ novamente adiado

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com