A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, o corredor de ônibus da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, com 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e termina no cruzamento da Doutor Francisco Junqueira.
Combo
Além disso, a rua São Paulo, que segue paralela, também já tem seu corredor de ônibus. Neste caso, o equipamento começa na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Junqueira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.
Vão beneficiar cerca de 19 mil usuários do transporte coletivo. Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente. Aproximadamente 2.000 trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.
Na cerimônia de entrega, no canteiro da rua Silveira Martins, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) detalhou as características da obra e lembrou que os dois trechos se interligarão a outros nove corredores de ônibus e outras grandes obras de intervenção viária, como viadutos, túnel e pontes, entre outras, criando uma via contínua e exclusiva de mais de 56 km, que ligará a cidade de ponta a ponta.
Divergência
A obra na Saudade foi entregue à população com atraso. A última previsão era para o final do ano passado, junto com a faixa exclusiva da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, também na região Norte. Os dois corredores de ônibus começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.
A prefeitura, porém, desconsidera o período em que a Coesa Engenharia trabalhou no local e diz que a obra começou em abril de 2022. Além do investimento na infraestrutura das ciclovias, todo o trecho de canteiros e áreas verdes, desde a Capitão Salomão até a avenida Fábio Barreto, passando pela rotatória Amin Calil, será iluminado com lâmpadas led nos próximos 30 dias.
Galerias
A ação será o primeiro passo de um projeto a ser implantado em toda a cidade, que vai ampliar todo o parque de iluminação pública de Ribeirão Preto. Ao longo dos dois corredores inaugurados ontem, as galerias de águas pluviais foram ampliadas, ganhando um diâmetro maior para melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuvas intensas.
Também foram construídos 42 poços de visita e 201 novas bocas de lobo ao longo dos corredores, além de restauradas outras 32 unidades. Em quase metade do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substituição de 2.430 metros de redes.
Investimento
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contrato foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho concluído, cerca de 50%.
A Autem Engenharia venceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I tem 5,53 quilômetros de extensão, contemplando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.
As esquinas da avenida contam com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros. Serão beneficiados moradores de várias partes da cidade e de outros municípios da região.
Novos corredores beneficiam diretamente os bairros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cristo Redentor, Parque das Andorinhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.
Reposição ambiental
Foram plantadas 719 mudas de árvores ao longo dos dois corredores e doadas outras 1.130 mudas para o Horto Florestal, uma quantidade bem maior do que as 400 mudas exigidas pela legislação ambiental, em reposição às 100 árvores que precisaram ser extraídas para a construção das duas obras.
Ao longo das calçadas das avenidas Brasil, Saudade, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, nos canteiros centrais e nas rotatórias Amin Calil e Alceu de Paiva Arantes foram plantadas espécies de jequitibás brancos e rosa, ipês de todas as cores, jerivás, cedros, cabreúvas, paineras, sibipirunas, paus-viola, farinhas seca, jatobás, jasmins-manga, ingás e muitas outras.
Autuação na Saudade começa em 2 de maio
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) iniciou, nesta segunda-feira, 17 de abril, a fase de orientação e conscientização do motorista que trafega pela avenida Saudade e rua São Paulo, nos Campos Elíseos, Zona Norte da cidade.
A partir do dia 2 de maio, quem desrespeitar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Saudade-rua São Paulo receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na avenida Dom Pedro I, a prefeitura de Ribeirão Preto flexibilizou o período de autuação.
A partir de agora, nestas duas vias da região Norte, os veículos particulares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.
Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da Zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão.
Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Porém, não é permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações de ônibus.
Nos corredores de ônibus da Saudade e da São Paulo também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), polícias, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência, segundo a Transerp.
Na Dom Pedro I, a prefeitura atendeu aos apelos de lojistas, prestadores de serviços e industriais com estabelecimentos na avenida. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.