Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

SAUDADE – Avenida ‘ganha’ faixa de ônibus

A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, o corredor de ônibus da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, com 5,28 quilômetros de extensão, além de mais de 2,5 km de ciclovias. A obra começa no cruzamento com a rua México, na Vila Carvalho, trecho em que a via recebe o nome de avenida Brasil, e ter­mina no cruzamento da Dou­tor Francisco Junqueira.

Combo
Além disso, a rua São Pau­lo, que segue paralela, também já tem seu corredor de ônibus. Neste caso, o equipamento co­meça na rua Fernão Sales, no Cemitério da Saudade, e segue também até a Francisco Jun­queira. Juntos, os corredores da Saudade e da Dom Pedro I têm cerca de onze quilômetros de extensão.

Vão beneficiar cerca de 19 mil usuários do transpor­te coletivo. Cerca de 160 mil veículos passam pelos dois trechos mensalmente. Apro­ximadamente 2.000 trafegam todos os dias pela rua São Paulo e avenidas Saudade e Brasil, enquanto outros 1.800 circulam diariamente em cada sentido da Dom Pedro I.

Na cerimônia de entrega, no canteiro da rua Silveira Martins, o prefeito Duarte No­gueira (PSDB) detalhou as ca­racterísticas da obra e lembrou que os dois trechos se interli­garão a outros nove corredo­res de ônibus e outras grandes obras de intervenção viária, como viadutos, túnel e pontes, entre outras, criando uma via contínua e exclusiva de mais de 56 km, que ligará a cidade de ponta a ponta.

Prefeito Duarte Nogueira e o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, descerram a placa do novo corredor de ônibus

Divergência
A obra na Saudade foi en­tregue à população com atra­so. A última previsão era para o final do ano passado, junto com a faixa exclusiva da ave­nida Dom Pedro I, no Ipiran­ga, também na região Norte. Os dois corredores de ônibus começaram a ser construídos em janeiro de 2020, com pre­visão de término para feverei­ro de 2021.

A prefeitura, porém, des­considera o período em que a Coesa Engenharia trabalhou no local e diz que a obra come­çou em abril de 2022. Além do investimento na infraestrutura das ciclovias, todo o trecho de canteiros e áreas verdes, desde a Capitão Salomão até a avenida Fábio Barreto, passando pela rotatória Amin Calil, será ilu­minado com lâmpadas led nos próximos 30 dias.

Galerias
A ação será o primeiro passo de um projeto a ser im­plantado em toda a cidade, que vai ampliar todo o par­que de iluminação pública de Ribeirão Preto. Ao longo dos dois corredores inaugurados ontem, as galerias de águas pluviais foram ampliadas, ga­nhando um diâmetro maior para melhorar o escoamento da água e, assim, diminuir os pontos de alagamento em dias de chuvas intensas.

Também foram constru­ídos 42 poços de visita e 201 novas bocas de lobo ao longo dos corredores, além de res­tauradas outras 32 unidades. Em quase metade do trecho, também houve renovação das redes de água e esgoto, com a substituição de 2.430 metros de redes.

Investimento
No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras será de R$ 49.804.623,71. A Coesa Engenharia venceu a primeira licitação por R$ 39.740.679,60, mas o contra­to foi rescindido. Recebeu R$ 19.747.263,07 pelo trecho con­cluído, cerca de 50%.

A Autem Engenharia ven­ceu o novo processo licitatório e receberá R$ 30.057.360,64. O corredor de ônibus da ave­nida Dom Pedro I tem 5,53 quilômetros de extensão, con­templando ainda as avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão e Luiz Galvão Cezar, até a rotatória Alceu Paiva Arantes, no bairro Planalto Verde.

As esquinas da avenida contam com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil di­recional e de alerta, indicando os pontos de espera e de tra­vessia, além da remodelação dos canteiros. Serão benefi­ciados moradores de várias partes da cidade e de outros municípios da região.

Novos corredores bene­ficiam diretamente os bair­ros Vila Elisa, Vila Carvalho, Campos Elíseos, Ipiranga, Sumarezinho, Vila Albertina, Planalto Verde, José Sampaio, Dom Miele, Cristo Reden­tor, Parque das Andorinhas, Jardim Paiva e Jamil Cury.

Reposição ambiental
Foram plantadas 719 mu­das de árvores ao longo dos dois corredores e doadas ou­tras 1.130 mudas para o Horto Florestal, uma quantidade bem maior do que as 400 mudas exi­gidas pela legislação ambiental, em reposição às 100 árvores que precisaram ser extraídas para a construção das duas obras.

Ao longo das calçadas das avenidas Brasil, Saudade, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, nos canteiros centrais e nas ro­tatórias Amin Calil e Alceu de Paiva Arantes foram plantadas espécies de jequitibás brancos e rosa, ipês de todas as cores, jerivás, cedros, cabreúvas, pai­neras, sibipirunas, paus-viola, farinhas seca, jatobás, jasmins­-manga, ingás e muitas outras.

Autuação na Saudade começa em 2 de maio
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Tran­serp) iniciou, nesta segunda-feira, 17 de abril, a fase de orientação e conscientização do motorista que trafega pela avenida Saudade e rua São Paulo, nos Campos Elíseos, Zona Norte da cidade.

A partir do dia 2 de maio, quem desrespeitar a faixa exclusiva para ônibus na avenida Saudade-rua São Paulo receberá multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na avenida Dom Pedro I, a prefeitura de Ribeirão Preto flexibilizou o período de autuação.

A partir de agora, nestas duas vias da região Norte, os veículos parti­culares poderão utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

Na avenida Saudade, onde a via passa a se tornar mão dupla, no trecho a partir da avenida Coronel Quito Junqueira em direção aos bairros da Zona Norte, os condutores poderão realizar conversões somente à direita, onde tiver sinalização com a permissão.

Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emi­tido pelo município. Porém, não é permitida a parada para embarque ou desembarque nas estações de ônibus.

Nos corredores de ônibus da Saudade e da São Paulo também é permi­tido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Serviço de Aten­dimento Móvel de Urgência (Samu), polícias, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência, segundo a Transerp.

Na Dom Pedro I, a prefeitura atendeu aos apelos de lojistas, prestado­res de serviços e industriais com estabelecimentos na avenida. A faixa é exclusiva para ônibus apenas de segunda a sexta-feira, das seis às nove horas da manhã e das 16 às 19 horas. Ou seja, nos horários de pico. Aos sábados, domingos e feriados também não há restrições.

Postagens relacionadas

Liberada a 3ª faixa na Silveira Martins

Redação 1

Acusado de matar a mulher é liberado e quase é linchado!

Redação 1

Família procura por menino de 14 anos que está desaparecido

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com