Tribuna Ribeirão
Artigos

Amin Antônio Calil

O Presidente Dorival Balbino, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, promoveu a modernização e reinauguração do Salão Nobre da entidade, homenageando, uma vez mais, o grande líder empresarial e defensor intran­sigente de nossa cidade, Amin Antônio Calil, nome dado àquela instalação.

A cerimônia, carregada de grandes emoções, foi aberta pelo Presidente, que intercalando vivências pessoais com o texto de seu discurso, traçou a vida e a obra do homenageado.

Amin Antônio Calil era natural de Altinópolis, formado em Farmácia, e mudando-se para nossa cidade, lançou as raízes de A Modelar, que viria a ser uma das maiores cadeias de lojas de departamento do estado de São Paulo e do estado de Minas Gerais.

Desde logo, assumiu seu papel de líder da categoria. A ACIRP havia sido fundada em 1904, por um grupo de expres­sivos comerciantes e sempre exerceu papel fundamental nos destinos de nossa cidade. Amin não só deu seguimento à sua história, como a transformou num símbolo de empreendedo­rismo e defesa dos interesses dos ribeirãopretanos.

Duas grandes realizações de Amin, dentre muitas, mere­cem destaque: a campanha para a criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão e do primeiro campus da USP fora da capital e a criação da Universidade do Ar. Ambas começaram a funcionar nas dependências da ACIRP. A primeira, deu novo rumo à vocação da cidade para o ensino e a pesquisa e a outra, um centro de treinamento de comerciários através do rádio, foi precursora do ensino à distância.

As instalações do Sesc, Senac, Senai, conseguidas pelo dinamismo e a insistência de Amin Antônio Calil, marcaram a interiorização daquelas entidades, com escolas pioneiras em nossa cidade.

Tinha um prestígio pessoal enorme, de líder da cidade, o que lhe abria as portas do poder. Transitava com desenvoltura pelo Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as instâncias.
O Prefeito Municipal, Antônio Duarte Nogueira Júnior e o empresário e ex-Presidente da ACIRP, Maurílio Biagi Filho usaram da palavra para exaltar os feitos do homenageado.

A família foi representada pela empresária Renata Calil Machado, neta de Amin, que, num discurso emocionado, agradeceu os ensinamentos recebidos do avô e a homenagem da noite.
Duas antigas gravações, reproduzidas num telão com várias fotos, trouxeram de volta as vozes de Amin Antônio Calil e do Prefeito Antônio Duarte Nogueira, colhidas na homenagem que a Federação do Comércio fazia a Amin, dando seu nome a uma das escolas Senac, na Av. Tiradentes, em São Paulo, grava­ções que encheram o plenário de sentidas emoções.

Tive oportunidade de conviver com o grande líder, na sua segunda gestão à frente da ACIRP. Participei da solenidade em sua homenagem, reproduzida pela fita apresentada. Junto com ele, lideramos um movimento de renovação da Diretoria da Sociedade Recreativa e de Esportes. E aprendi o seu envol­vimento na defesa da classe e da cidade.

No seu enterro, em 31 de maio de 1971, a pedido de Geraldo Meira Silva, que o sucedeu à frente da ACIRP, fiz o discurso fúnebre, em nome da classe, que se despedia do seu grande líder.
Ao final do evento, os presentes foram brindados com o livro “Amin Calil – O visionário que revolucionou a ACIRP”, de autoria do escritor José Manoel Lourenço.

Postagens relacionadas

Vitória dos consumidores

Redação 1

“Pânico é para amadores”

Redação 1

Participação social além do voto

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com