As obras do túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spadoni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, na Zona Sul de Ribeirão Preto, já estão com mais de 70% dos trabalhos concluídos. O equipamento viário deve ficar pronto em setembro.
Porém, segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, a liberação parcial ao tráfego de veículos pode ocorrer ainda neste mês de abril. A ideia é autorizar a passagem de automóveis em uma das pistas da avenida Independência, sentido Centro/Bairro.
Com isso, os motoristas que utilizam a avenida para chegar à Zona Sul da cidade e a bairros como o conjunto Habitacional João Rossi não precisarão mais fazer desvio por vários quarteirões. Atualmente, os operários trabalham na área aberta do túnel. Esta é a última etapa de construção. As fachadas já estão prontas.
As chuvas que caem na cidade desde dezembro têm prejudicado os trabalhos e irritado os comerciantes. Depois de pronto, o túnel trará melhorias para o fluxo de veículos na região, beneficiando entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5.400 veículos que transitam no local, sendo 2.400 apenas nos horários de pico.
Túnel
“Na medida que avançamos a obra, começamos a devolver aos poucos a circulação de veículos no entorno do viaduto”, informou o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro. O prazo para entrega é setembro deste ano e o objetivo da obra é garantir maior fluidez e segurança no trânsito, agilidade nos deslocamentos, além da organização do espaço público e da preservação do meio ambiente.
Valor
A Rual Construções e Comércio Ltda., de São Paulo, venceu a licitação que envolve as obras de conclusão do túnel sob a praça Salvador Spadoni. A empresa receberá R$ 27.185.960,56 e a previsão é que a obra seja concluída em 18 meses. O valor total investido na intervenção será de R$ 30.068.952,06.
Os outros R$ 2.882.991,50 foram pagos à Contersolo Construtora, que em 2020 venceu a licitação original, mas realizou apenas 14% dos serviços antes de desistir da obra alegando inviabilidade financeira por causa do aumento do preço de insumos como o aço. O contrato foi rescindido unilateralmente pela administração municipal, em julho de 2021.
O valor de R$ 30.068.952,06 está R$ 10.186.252,04 ou 51,2% acima do previsto no primeiro contrato, de R$ 19.882.700,02, assinado com a Contersolo Construtora em 2020, e também supera em 17% o previsto no edital original, de R$ 25.706.975,99, aporte de R$ 4.361.976,07.
O túnel terá 381 metros de extensão. São 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e cinco metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e onze de acesso). Será iluminado e terá duas claraboias de ventilação.
Também terá sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva. Terá nove módulos fechados em toda sua extensão. Depois de pronto, trará melhorias para o fluxo de veículos na região, beneficiando entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5.400 veículos que transitam no local.
O acesso ao túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.