O retorno do Botafogo aos jogos oficiais não foi bom. O Tricolor perdeu para o Santos com o placar de 2 a 0 em partida disputada na noite desta terça-feira (11). O duelo foi válido pelo confronto de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Lucas Lima e Marcos Leonardo fizeram os gols.
A partida de volta acontece no dia 26 de abril, na Vila Belmiro. Para levar o jogo para os pênaltis, o Pantera precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer vantagem acima disso, garante a classificação para o Tricolor no tempo regulamentar.
O próximo compromisso do Botafogo é no sábado, quando faz sua estreia na Série B diante do Juventude. O duelo está marcado para as 18h15, no estádio Alfredo Jaconi.
Os pouco mais de 12 mil torcedores que foram ao Santa Cruz esperavam um Botafogo diferente. Não aconteceu. Sem Salatiel, que sentiu uma lesão muscular antes da partida, o Tricolor ficou sem um jogador com características de definição, o que refletiu nas raras chances de gol criadas.
O jogo
A primeira etapa do duelo no estádio Santa Cruz começou bastante movimentada. O Pantera quase abriu o placar logo aos 2 minutos. Após cobrança de falta ensaiada, a bola chegou em Osman, que ajeitou para Guilherme Madruga, dentro da pequena área, sozinho. O volante do Botafogo furou e perdeu uma grande oportunidade.
A boa chance deixou o Tricolor confiante. Trocando passes interessantes desde a defesa, o time de Adilson Batista aparentava ter aproveitado o período sem jogos. Porém, no primeiro vacilo, o gol do Santos saiu.
Aos 14 minutos, Dodi achou lindo passe para Lucas Lima, que saiu de frente para Matheus Albino. Ele bateu, o goleiro pegou, mas no rebote, Lucas Lima mandou tranquilamente a bola para o fundo da rede.
O gol deixou o Peixe mais a vontade no jogo e o Botafogo assustado. A confiança do começo sumiu, os erros de passe surgiram e as tentativas frustradas de conexão direta com o ataque se tornaram mais frequentes.
Apesar de estar a frente do placar, o Santos não fazia questão de ter a posse da bola. Ela ficou com o Botafogo, que também não conseguia criar situações. O camisa 10 Tomás Andrade ficou encaixotado entre os defensores do Peixe e nada conseguiu criar.
Quando o Tricolor retomou a confiança e voltou a incomodar o Santos, mais uma vez veio o banho de água fria. Após lançamento despretensioso, Carlinhos bateu cabeça com Diogo Silva e a bola ia sobrando para Marcos Leonardo, mas o atacante do Peixe foi puxado por Diogo Silva e o juiz marcou pênalti. O próprio Marcos Leonardo bateu e ampliou o placar.
O Botafogo até tentou chegar no ataque, mas não criou nenhuma situação clara de gol e a partida foi para o intervalo com 2 a 0 para o Santos.
Diferente do primeiro tempo, a segunda etapa começou lenta, com o Botafogo tendo a posse da bola, mas com dificuldade para chegar no gol do Santos. O Peixe, por sua vez, jogou com o resultado e apenas observava o Tricolor.
Depois de 15 minutos sem nada acontecer, Adilson Batista fez a primeira troca no Botafogo. Jean Victor foi sacado e Gustavo Xuxa entrou na partida.
O Santos também mexeu, mas a dinâmica do jogo não mudou. O Botafogo com posse, sem criar, e o Santos sem conseguir sair do campo de defesa.
O treinador do Pantera fez mais uma modificação. Tomás Andrade deixou o gramado para a entrada de Lucas Oliveira.
Depois de tanto tempo sem quase nada acontecer no jogo, o Botafogo quase diminuiu. Robinho fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Xuxa apareceu no segundo pau, livre. Ele dominou e bateu tirando de João Paulo. Porém, Messias se jogou e salvou em cima da linha.
A chance foi a última do Pantera na partida. O time de Adilson Batista até tentou uma blitz, mas nada de mais perigoso aconteceu e o Santos venceu, garantindo boa vantagem para o confronto da volta.