A agenda da Esquadrilha da Fumaça está repleta de demonstrações este mês. Nesta segunda-feira, 10 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB) – nome oficial do grupo – estará em Serrana, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, para participar das comemorações do aniversário de 74 anos da cidade.
Em Serrana, os sete aviões A-29 Super Tucano poderão ser vistos fazendo as acrobacias para o público no Parque Maravilha, a partir das 16 horas. A Esquadrilha da Fumaça também vai se apresentar este mês em Mogi Guaçu (dia 8), Artur Nogueira (dia 9) e Itapetininga (16 de abril).
“Serão quatro demonstrações no interior paulista atendendo solicitações de cidades que, de certa forma, são próximas a Pirassununga (SP), onde estamos sediados, na Academia da Força Aérea (AFA). Essa proximidade das cidades possibilita que as pessoas possam acompanhar mais de uma apresentação, caso tenham interesse”, afirma o tenente-coronel Daniel Garcia Pereira, comandante do EDA.
“Certamente será uma agenda interessante tanto para nós, quanto para o público que estiver presente nas ocasiões”, emenda. A Esquadrilha da Fumaça é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos Estados Unidos da América. Vai completar 71 anos no dia 14 de maio e está próximo de realizar quatro mil demonstrações aéreas ao longo de suas mais de sete décadas de história.
A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo comando da Aeronáutica. Acesse www. fab.mil.br/eda. Acompanhe a rotina nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.
História
A Esquadrilha da Fumaça nasceu no Rio de Janeiro, através da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.
Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Completando 71 anos de existência em 2023, a Esquadrilha da Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas.
Breve pausa
Ao longo de sete décadas, a Esquadrilha da Fumaça teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980, durante a cerimônia de entrega de espadins aos cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA).
Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os “Tangões” passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.
Em 1981
A primeira apresentação realizada em Ribeirão Preto aconteceu com esta equipe, que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça no dia 17 de outubro de 1981. De lá pra cá, a Esquadrilha da Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.