Páscoa é momento para solidariedade, cultivar amor e firmar compromisso contra todo tipo de violência. É paz.
A sociedade do século XXI está submersa num universo de tecnologia. O mundo virtual está tão presente em nossas vidas, que não conseguimos perceber que pessoas ao nosso lado enfrentam muitas mazelas: falta de moradia e de saneamento básico, má distribuição de renda e preconceito racial, fome e desemprego, drogas e criminalidade.
São tantos tipos de violência que nos perguntamos: há sentido em celebrar a Páscoa numa sociedade cada vez mais injusta e individualista? Qual a importância de cultivarmos solidariedade e amor ao próximo?
Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel. Sua reação trouxe grande sofrimento para os judeus. Após se livrarem do julgo do faraó, os israelenses passaram a comemorar a data como sinal de libertação da escravidão, como vitória sobre seus algozes. A Páscoa hebreia significa fé em dias melhores, fé na capacidade de superar adversidades.
Transcorridos 1500 anos, cristãos passaram a comemorar a Páscoa celebrando a ressurreição de Jesus Cristo. O exército romano crucificou o messias, mas foi impotente em impedir o movimento religioso. Jesus plantou, no coração da humanidade, fé para enfrentar quaisquer dificuldades. A Páscoa cristã também é vitória, de quem passou a vida fazendo o bem.
A Páscoa traz esperança de que sempre é possível mudar a realidade de nossas vidas, mesmo diante de qualquer atrocidade, como ocorrido em Blumenau-SC, onde homem invade uma creche e mata 4 crianças indefesas. Certamente, não há dor maior que perder filhos em ato de tamanha brutalidade, mas essa violência não resume a natureza humana.
Celebrar a Páscoa é oportunidade de recuperar os laços de humanidade e de solidariedade que sempre precisamos construir entre nós – nesse processo nos humanizamos. Mas precisamos fazer mais, como, por exemplo, promover equitativa distribuição de recursos – moradia, alimentação -, e oportunidades. Partilha é essencial para dignificar nossas vidas.
Partilha, aceitação do outro, solidariedade e amor ao próximo são valores que, como cristãos, cultivamos. Páscoa é uma oportunidade para reencontrá-los e vivenciá-los. A Páscoa nunca foi tão necessária.
Que união, paz e amor sejam sentimentos que dominem o coração de todos.
Boa Páscoa!