O governo Duarte Nogueira (PSDB) vai contratar empresa ou consórcio de consultoria para a elaboração do Plano Cicloviário Municipal, denominado Ribeirão Preto Ciclável. A licitação, na modalidade tomada de preços, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 3 de abril.
Investimento
O custo estimado é de R$ 767.371,67 e a abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 5 de maio. A duração do contrato para a realização do Plano Cicloviário é de nove meses, mas pode ser prorrogada. O órgão gestor e fiscalizador será a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
Até 2040
A empresa vencedora da licitação deverá elaborar projeção do setor até o ano de 2040, devendo considerar a expansão de viagens do transporte por bicicleta. O Ribeirão Preto Ciclável deve ser desenvolvido em cinco etapas de trabalho.
Vão da preparação do processo, passando por diagnóstico técnico, proposições, implementação do plano de gestão, definição das estratégias para medição de resultados e acompanhamento da implementação das ações propostas e aprovadas. Prevê também a realização de audiências públicas.
Amiga bike
Segundo o edital de licitação, a bicicleta já faz parte do cotidiano do ribeirão-pretano, sendo bastante utilizada na prática esportiva e de lazer e também por milhares de trabalhadores. Contudo, ainda não é encarada como um modo efetivo de transporte que pode contribuir para os deslocamentos de curta e média distância.
Entretanto, segundo o governo, a limitada infraestrutura dedicada a esse modo de transporte amplifica esse problema. A cidade conta atualmente com 35 quilômetros de ciclovias implantadas. De acordo com a prefeitura de Ribeirão Preto, esses trechos não podem ser caracterizados como rede, pois o sistema é bastante fragmentado.
“Dessa forma, o Plano Ribeirão Preto Ciclável deverá auxiliar o município no desenvolvimento de políticas públicas que possam efetivamente ampliar a participação da bicicleta na divisão modal local, qualificando a rede cicloviária, comunicando sua importância para toda a população, estabelecendo ações educativas, divulgando as vantagens e benefícios de seu uso e promovendo o respeito ao ciclista por usuários dos diversos modos de transporte”, diz parte da justificativa do governo municipal.
Limpa e saudável
O governo argumenta ainda que a bicicleta vem ganhando destaque em diversas cidades e países por representar uma alternativa limpa, de baixo custo e que promove benefícios diretos à saúde de seus usuários. Investimentos nesse modo de transporte promovem, portanto, melhorias na mobilidade urbana, meio ambiente, saúde e bem-estar.
Em Ribeirão Preto, uma pesquisa origem-destino (OD) realizada em 2011 aponta uma predominância de viagens realizadas pelos modos individuais motorizados de transporte (52%). Já os modos ativos não passam dos 25% das viagens realizadas – das quais apenas 3% correspondem à bicicleta.
Já o transporte coletivo representa 18% desse total. “Tal condição leva à necessidade de uma ação emergencial em favor de uma mobilidade urbana dedicada às pessoas e não mais aos veículos, buscando soluções para humanizar a cidade e tornar o espaço público mais atrativo, seguro e confortável para a população”, afirma o Executivo.
Mobilidade
Em junho de 2021, foi criado, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, o Departamento de Mobilidade Urbana, fruto da reorganização administrativa. Nasceu com o propósito de repensar os deslocamentos de pessoas e de bens na cidade. O principal objetivo de curto prazo para o departamento foi a criação do Plano de Mobilidade Urbana Ribeirão Preto/2022.
As diretrizes que norteiam o futuro da mobilidade urbana de Ribeirão Preto estão pautadas pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei federal nº 12.587/2012) e pelo Plano Diretor Municipal (lei complementar nº 2.866/2018), sendo consolidadas em seis macrodiretrizes. São elas: mobilidade para as pessoas, transporte público coletivo de qualidade, mobilidade ambientalmente responsável, mobilidade inteligente, eficiência logística e mobilidade metropolitana.