Tribuna Ribeirão
Geral

Auto-intitulada ‘Capital da Diversão’, Olímpia agora quer aeroporto internacional

O principal projeto estru­turante para o desenvolvimen­to futuro da Estância Turística de Olímpia e toda a região tem ganhado forças importantes para a concretização. Trata-se do Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que vem sen­do pauta constante de gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD) junto aos órgãos com­petentes e, agora, caminha para mais uma etapa.

Na semana passada, o pre­feito esteve reunido com o mi­nistro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em São Paulo, em um encontro que resultou em uma reunião com o pre­sidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuá­ria (Infraero), Rogério Amado Barzellay, ocorrida na manhã da última quinta-feira (30).

Estudo
Na oportunidade, foram apresentados o estudo realiza­do sobre a viabilidade do aero­porto e a proposta de instala­ção, dando ciência à empresa pública que é a responsável pela implantação e administra­ção da infraestrutura aeropor­tuária de todo o Brasil.

Entendendo a relevância do pleito, o presidente da Infra­ero prontamente recomendou o agendamento de uma visita técnica da equipe a Olímpia, para conhecer o cenário local e a área da futura construção, o que deve ocorrer já nos pró­ximos dias.

Ambas as agendas com os representantes nacionais fo­ram intermediadas pelo de­putado estadual Valdomiro Lopes (PSB), com o apoio do presidente do partido no mu­nicípio, Hilário Ruiz. A cons­trução do aeroporto de Olím­pia tem sido uma pauta que ganhou ainda mais destaque desde o início do ano.

Périplo
No último mês, o prefeito já havia se reunido com o se­cretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Ro­berto de Lucena, e o assunto foi tratado pelo secretário com o ministro Márcio França. O projeto visa atender a deman­da de viagens em potencial para os próximos anos.

Quer explorar o mercado turístico e melhorando a infra­estrutura para atrair cada vez mais investimentos e visitantes, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico de toda a Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

Ambiental
Sobre o licenciamento am­biental da Cetesb, parecer técni­co emitido pelo órgão sinaliza positivamente para a implan­tação desde que consideradas e respeitadas as questões legais e ambientais e indicando a apresentação de um Relatório Ambiental Preliminar (RAP), que será providenciado pelo município.

“O aeroporto é um projeto visionário e estamos empe­nhados em torna-lo realidade, seguindo os trâmites necessá­rios para beneficiar dezenas de cidades e milhares de pessoas”, destaca o prefeito Fernando Cunha. A proposta do novo aeroporto, em Olímpia, atende os estudos de viabilidade que mostram uma projeção regio­nal para 20 anos (2018-2038).

Considera a necessidade de ampliação da capacidade atual do aeroporto de São José do Rio Preto e um fluxo futuro estima­do em mais de 6 milhões de visitantes em Olímpia. O muni­cípio já teve a outorga de con­cessão autorizada pela União.

Área
A construção deve ocorrer em uma área entre Olímpia e São José do Rio Preto para implantação do aeroporto e a concessão foi autorizada pela Secretaria Nacional de Avia­ção. A estimativa é de que o aeroporto tenha capacidade para cerca de 500 mil opera­ções por ano, podendo rece­ber, futuramente, até voos da América Latina.

Postagens relacionadas

Restauro da ‘Amália’ orçado em R$ 808 mil

Redação 1

INSS prorroga projeto-piloto de metas para diminuir fila de espera

Redação 1

Larga Brasa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com