Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Congresso volta a RP 42 anos depois

ALFREDO RISK/ARQUIVO

De 9 a 11 de maio, Ribei­rão Preto será o centro das de­cisões políticas no Estado de São Paulo. A cidade vai sediar o 65º Congresso Estadual de Municípios. Promovido pela Associação Paulista de Muni­cípios (APM), o evento reunirá gestores públicos municipais, estaduais e federais para discu­tir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. No ano passado, o evento foi realizado no municí­pio de Campos do Jordão.

O evento retornará a Ribei­rão Preto 42 anos depois. A úl­tima vez que a cidade sediou o congresso foi em 1981, durante a gestão do então prefeito An­tônio Duarte Nogueira, pai do atual prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB), então a 25ª edição. Nesta segunda-feira, 3 de abril, o tucano esteve em São Paulo para entregar o convite a Gil­berto Kassab, secretário esta­dual de Governo e de Relações Institucionais.

Também esteve no Tribu­nal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), onde formali­zou o convite ao presidente Sid­ney Beraldo. “Além de grande significado, este evento será de grande importância para deba­ter soluções políticas e adminis­trativas às cidades. Trazer esses dirigentes, não só municipais, mas federais e estaduais para a nossa cidade, num mesmo foro, é a oportunidade de a gente tro­car ideias, soluções exitosas na administração municipal”, afir­ma Nogueira.

Este ano o tema do encontro será “Município Forte. País De­senvolvido” e contará com pa­lestrantes de alto nível em uma programação abrangente que abordará temas como a nova Lei de Licitações e Contratos, reforma tributária, objetivos de desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e inteligên­cia artificial, parcerias públi­co-privadas (PPPs), desen­volvimento social e inclusão, cidades resilientes e outros.

Além disso, serão realizados debates setorizados em duas Arenas, que abordarão temas como aprimoramento das fer­ramentas de arrecadação e in­teligência fiscal, participação das mulheres na política, saúde, educação, turismo e outras. Nas arenas, também serão destaca­das as boas práticas municipais, tanto nas prefeituras quanto nas Câmaras Municipais.

A APM também apresentará os cursos de formação que serão oferecidos mensalmente pela entidade no decorrer de 2023 para os gestores municipais, com os maiores especialistas do país. No espaço, também será possível fazer consultas sobre a avaliação das finanças munici­pais e verificar perdas de receita.

O Congresso contará ain­da com um espaço de feira e exposições, onde serão apre­sentados produtos e soluções de interesse dos municípios, como equipamentos de saúde e segurança, tecnologias para melhorar a gestão pública, so­luções de transporte e mobili­dade urbana, entre outros.

Premiação
Outra novidade deste ano será a criação do Prêmio Fran­co Montoro, que premiará os cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio, que conside­ra os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base nos dados públicos ofertados.

Segundo o presidente da APM, Fred Guidoni, o con­gresso é uma oportunidade única para os gestores públicos municipais, secretários e técni­cos aprimorarem seus conhe­cimentos e fortalecerem o pro­tagonismo da administração pública municipal.

A Associação Paulista de Municípios é uma das mais anti­gas associações de representação dos municípios, criada em 1948. As inscrições gratuitas para o 65º Congresso Estadual de Mu­nicípios já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www. apaulista.org.br, onde também está disponível a programação completa do evento.

Postagens relacionadas

Petrobras anuncia novo aumento no preço da gasolina e do gás de cozinha

Redação 1

Após cinco meses, Bota volta ao Santa Cruz em duelo com o Confiança

Redação 1

Atleta de Ribeirão Preto é ouro em campeonato de jiujitsu

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com