De 9 a 11 de maio, Ribeirão Preto será o centro das decisões políticas no Estado de São Paulo. A cidade vai sediar o 65º Congresso Estadual de Municípios. Promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), o evento reunirá gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. No ano passado, o evento foi realizado no município de Campos do Jordão.
O evento retornará a Ribeirão Preto 42 anos depois. A última vez que a cidade sediou o congresso foi em 1981, durante a gestão do então prefeito Antônio Duarte Nogueira, pai do atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB), então a 25ª edição. Nesta segunda-feira, 3 de abril, o tucano esteve em São Paulo para entregar o convite a Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e de Relações Institucionais.
Também esteve no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), onde formalizou o convite ao presidente Sidney Beraldo. “Além de grande significado, este evento será de grande importância para debater soluções políticas e administrativas às cidades. Trazer esses dirigentes, não só municipais, mas federais e estaduais para a nossa cidade, num mesmo foro, é a oportunidade de a gente trocar ideias, soluções exitosas na administração municipal”, afirma Nogueira.
Este ano o tema do encontro será “Município Forte. País Desenvolvido” e contará com palestrantes de alto nível em uma programação abrangente que abordará temas como a nova Lei de Licitações e Contratos, reforma tributária, objetivos de desenvolvimento sustentável, novas tecnologias e inteligência artificial, parcerias público-privadas (PPPs), desenvolvimento social e inclusão, cidades resilientes e outros.
Além disso, serão realizados debates setorizados em duas Arenas, que abordarão temas como aprimoramento das ferramentas de arrecadação e inteligência fiscal, participação das mulheres na política, saúde, educação, turismo e outras. Nas arenas, também serão destacadas as boas práticas municipais, tanto nas prefeituras quanto nas Câmaras Municipais.
A APM também apresentará os cursos de formação que serão oferecidos mensalmente pela entidade no decorrer de 2023 para os gestores municipais, com os maiores especialistas do país. No espaço, também será possível fazer consultas sobre a avaliação das finanças municipais e verificar perdas de receita.
O Congresso contará ainda com um espaço de feira e exposições, onde serão apresentados produtos e soluções de interesse dos municípios, como equipamentos de saúde e segurança, tecnologias para melhorar a gestão pública, soluções de transporte e mobilidade urbana, entre outros.
Premiação
Outra novidade deste ano será a criação do Prêmio Franco Montoro, que premiará os cinco municípios paulistas com melhor pontuação num ranking próprio, que considera os aspectos Sociais, Fiscais e de Gestão, com base nos dados públicos ofertados.
Segundo o presidente da APM, Fred Guidoni, o congresso é uma oportunidade única para os gestores públicos municipais, secretários e técnicos aprimorarem seus conhecimentos e fortalecerem o protagonismo da administração pública municipal.
A Associação Paulista de Municípios é uma das mais antigas associações de representação dos municípios, criada em 1948. As inscrições gratuitas para o 65º Congresso Estadual de Municípios já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www. apaulista.org.br, onde também está disponível a programação completa do evento.