O espetáculo de dança “Acepção – mulheres como um todo” sobe ao palco do Teatro Municipal de Ribeirão Preto nesta terça (4) e na quarta-feira, 5 de abril, às 20 horas. Inspirado na obra de Simone de Beauvoir (1908-1986) – “O segundo sexo – Volume 1” –, a coreografia provoca a reflexão sobre o protagonismo masculino como narrador da história da sociedade, mostrando o contraponto entre a idealização e a realidade.
“É no íntimo dos desejos deles que se criam os mitos, estereótipos e instruções do agir feminino. É de se questionar quantas das culpas e impurezas femininas são obra e criação dos homens”, afirma Yule Lemos, diretora do espetáculo. Sthéphanie Mascara é a coreógrafa.
O propósito de “Acepção” vai além da crítica: tem o intuito de mostrar ao público como é ser uma mulher e os atravessamentos do campo sexual que influenciam a sociedade. No palco são expostos temas como maternidade, aborto, “estupro culposo”, feminicídio, dentre outros.
A duração é de 50 minutos com classificação etária para maiores de 16 anos. O projeto é executado majoritariamente por mulheres – 20, ao todo, sendo sete bailarinas em cena – viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (proAC) do governo de São Paulo.
Atividades
Depois de cada apresentação, o público é convidado para a roda de conversa “O Mito da Mulher”, mediada pela equipe do projeto com o objetivo de discutir os temas abordados em cena. A oficina “Expressão e corporalidades do feminino” ocorrem de maneira híbrida, presencial na cidade de Ribeirão Preto e online para todas as cidades do Brasil.
Serão quatro aulas de expressão corporal mediadas pela arte-educadora Susana Prado. Depois das apresentações em Ribeirão Preto, o espetáculo segue para Mococa (11 de abril), Batatais (dia 13) e São Joaquim da Barra (dia 17). A produção é da Porão – Produções Culturais. Toda a programação é gratuita.
O Teatro Municipal fica na praça Alto do São Bento s/ nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841. O uso de máscara é opcional.