Tribuna Ribeirão
Justiça

Ex-presidente da Caixa – Pedro Guimarães vira réu por assédio

A 15ª Vara Federal de Brasília (DF) recebeu denún­cia contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acusado por uma série de funcioná­rias do banco por assédio sexual e moral. Ele tem vin­do com frequência a Ribei­rão Preto para participar de eventos com ruralistas.

Acusado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ex­-presidente do banco estatal vai ser processado criminal­mente na Justiça Federal em Brasília por suposto abuso de um grupo de mulheres. Em nota, o advogado José Luis Oliveira Lima, que re­presenta Guimarães, “nega taxativamente a prática de qualquer crime e tem certe­za que durante a instrução a verdade virá à tona, com a sua absolvição”.

Os detalhes da denúncia ainda não são conhecidos, pois a ação penal contra Pedro Guimarães tramita sob sigi­lo. Casos envolvendo assédio, sobretudo sexual, costumam tramitar em segredo de Justiça, como forma de preservar a in­timidade das vítimas.

O caso veio à tona em me­ados do ano passado, quando uma reportagem do portal Metrópoles revelou as acusa­ções de assédio feitas por cinco funcionárias da Caixa à ou­vidoria da instituição. Outras vítimas apareceram após a repercussão, que levou Gui­marães a ser demitido da pre­sidência do banco.

Após as revelações, o MPF passou a investigar o caso, o que resultou na denúncia agora aceita pela 15ª Vara Fe­deral de Brasília. Na acusação, constam depoimentos capta­dos em vídeo das vítimas, que foram interrogadas pelos pro­curadores responsáveis. Com a abertura da ação penal, ini­cia-se uma nova fase de ins­trução do processo.

Acusação e defesa pode­rão solicitar novas diligências e, ao final, deverão apresentar as alegações finais, antes da sentença do juiz. Guimarães é alvo ainda de um outro pro­cesso, dessa vez na seara tra­balhista, no qual o Ministério Público do Trabalho (MPT) pede indenização de R$ 30,5 milhões pelos danos causa­dos. O executivo sempre ne­gou todas as acusações.

Postagens relacionadas

RP é condenada por erro médico

Redação 2

Queiroz deve depor sobre suposto vazamento de operação

Redação 1

STF adia mais uma vez julgamento sobre revisão da vida toda

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com