Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil cumpriu, na tarde desta sexta-feira (31), mandados de busca e apreensão em endereços ligados à B&B Capital e seu sócio André Rosa. Apesar de estar sob sigilo de investigação, a reportagem do Tribuna Ribeirão apurou que foram cumpridos mandados em pelo menos dois endereços, ambos na zona Sul da cidade.
Um dos alvos do mandado de busca e apreensão seria a sede da B&B Capital, no bairro City Ribeirão, zona Sul da cidade. Segundo informações, advogados de um dos sócios e das vítimas do suposto golpe acompanharam as buscas.
Num dos locais foram apreendidos computadores, documentos e dinheiro em espécie. O principal sócio da B&B Capital, André Rosa, está desaparecido desde a terça-feira, 21 de março, quando os investidores perceberam que não havia mais dinheiro em suas contas de aplicação.
Um funcionário da empresa disse que Rosa havia informado o fim das atividades por falta de capital. A empresa já foi alvo de investigações do Ministério Público e da Polícia Civil, desde que denúncias começaram a surgir em 2019.
Informações atualizadas no decorrer das investigações que seguem em sigilo, indicam que pelo menos 2 mil pessoas foram vítimas do golpe, que pode ter movimentado mais de R$ 900 milhões. O bloqueio de bens foi determinado pela Justiça, a pedido de um dos clientes lesados.
A B&B Capital prometia remunerar os investimentos com taxas mensais entre 2% e 3,5%. Nos primeiros meses os clientes viam rendimentos vantajosos, bem acima dos praticados no mercado financeiro. O empresário afirmava que tinha familiaridade com investimentos e, desta forma, conseguia excelentes resultados para investidores interessados. Mas a situação acabou se tornando insustentável até o caso vir a público, após a fuga de Rosa.
A reportagem do Tribuna tentou contato com advogados de um dos sócios e de clientes, sem sucesso. A Polícia Civil só deve se manifestar após a conclusão das buscas, que ainda estavam sendo realizadas no final da tarde desta sexta-feira (31).