Pesquisa realizada pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – em sites de varejo encontrou diferenças significativas entre os preços dos produtos da Páscoa, com variação de até 320,46% entre os preços dos ovos de chocolate e de 116,31% entre os tabletes.
Entre os bombons a diferença chega a 65,54%. As maiores variações de preço praticadas entre os estabelecimentos foram constatadas no ovo de chocolate crocante de 215 gramas da fabricante Garoto: em um local o preço era de R$ 155,15 e no outro, de R$ 36,90, oscilação de 320,46%. O tablete Talento recheado avelã de 85 gramas, também da Garoto, era vendido em um estabelecimento por R$ 15,12 e em outro, por R$ 6,99, variação de 116,31%.
No pacote de bombom Ouro Branco, de um quilo Lacta, em um site o preço era de R$ 74,99 e em outro, de R$ 45,30, diferença de 65,54%. O levantamento do Procon-SP também calculou o valor médio do quilo dos três tipos de produtos, tomando como base o valor médio dos produtos pesquisados.
Nos ovos de chocolate o preço médio por quilo foi de R$ 361,97; nos bombons, de R$ 142,63; e nos tabletes, de R$ 81,31. Essa informação facilita a comparação e possibilita ao consumidor escolher opções mais baratas e que não comprometam o seu orçamento.
Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas online de 2023 e 2022, constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio dos bombons de 14,04%, nos ovos de Páscoa de 37,77% e nos tabletes de chocolate de 4,37%.
Para referência, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-SP) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente ao período de março de 2022 a fevereiro de 2023, registrou variação de 6,71%. A equipe do núcleo de pesquisas realizou o levantamento de preços de caixa de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolates no período de 13 a 15 de março.
A pesquisa ocorreu em nove estabelecimentos de vendas online – Andorinha, Carrefour, Extra, Kanguru, Magazine Luiza, Mambo, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Trimais. O objetivo é oferecer uma referência de preço ao consumidor por meio dos preços médios obtidos dentro da amostra pesquisada.
Foram coletados os menores preços à vista, para pagamento no cartão de crédito, disponíveis no site no momento da coleta, sem considerar o valor do frete e eventuais promoções ou descontos vinculados às regras estabelecidas pelo site.