Tribuna Ribeirão
Cultura

Paulo Martelli fará concerto na região

O violonista Paulo Martelli vai apresentar o projeto “Dedicatória”, com obras de diversos compositores brasileiros dedicadas ao intérprete. O lançamento será em um concerto na cidade de Guariba, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, na sexta-feira, 24 de março. Depois segue para Tatuí e depois e São Paulo.

O repertório inclui “Cateretê e Jongo” de Sérgio Assad e “Rapsódia dos Malacos” de Marco Pereira, considerados dois dos principais compositores para o instrumento da atualidade. Também compõem o programa, o violão seresteiro representado por “Choro Canção” de Geraldo Vespar e “Choro Noturno” de Guilherme Girardi.

Para completar, “Refúgio no. 01” de uma das revelações do violão brasileiro Thiago Colombo e “Cumprimentando” do veterano Geraldo Ribeiro. O concerto tem produção de Rafael Altro e é realizado através do programa ProAC-Expresso-ICMS do governo de São Paulo.

O concerto em Guariba será na Capela Nossa Sehora Aparecida, na avenida Luiz Barichello números 449/673, no Parque dos Lagos, com entrada franca. Violonista, considerado um dos principais intérpretes de violão clássico do Brasil, já se apresentou em importantes salas de concerto do país e do mundo.

Doutor em música pela Universidade Estadual Paiista (Unesp), mestre em Música pela Juilliard School e especialização na Manhattan School of Music, ambas em Nova York (EUA). Martelli iniciou os estudos de violão aos 10 anos de idade, tendo aulas com Francisco Brasilino e, em seguida com Henrique Pinto.

O violonista, luthier e produtor carioca Sérgio Abreu é considerado, por ele, seu principal mentor musical. Vencedor de diversos concursos, como o IV Concurso Nacional Villa-Lobos em Vitória, no Espírito Santo, o I Concurso da Faculdade Mozarteum, e o IX Concurso Jovens Concertistas Brasileiros – com esta última premiação, ganhou bolsa de estudos no exterior.

Em 1993 mudou-se para Nova York, aproveitando a bolsa conquistada no Concurso Jovens Concertistas. Em 1995 lançou pelo selo Canadense GRA, o CD de estreia, “Paulo Martelli Plays Diabelli, Paganini, Harris, Castelnuovo-Tedesco”, com produção de Sérgio Abreu, que emprestou violões históricos que lhe pertenciam para essa gravação realizada no Rio de Janeiro.

Nos Estados Unidos, cursou mestrado e professional studies na Julliard School e na Manhattan School of Music, com bolsa de estudos Virtuosi do Ministério da Cultura, onde desenvolveu seu trabalho sobre sistemas de tablaturas para alaúde.

Como produtor, Paulo Martelli idealizou a importantíssima série Movimento Violão, formada por recitais em salas importantes do Estado de São Paulo. Entre seus álbuns destacamos “Miosótis – 2006”, “A Bach Recital – 2017”e “Geraldo Vespar, 20 Estudos Populares Brasileiros para Violão – 2019”.

Postagens relacionadas

O inédito “Noites de Alface”, com Marieta Severo e Everaldo Pontes, estreia no Canal Brasil na sexta, dia 1º de outubro

Redação 1

Paulo Ronqui na live da Sustenidos

Redação 1

‘Nomadland’ vence como melhor filme

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com