Tribuna Ribeirão
Turismo

Lençóis Maranhenses buscam título de Patrimônio da Humanidade

O Parque dos Lençóis Maranhenses concorre ao tí­tulo de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cul­tura. A confirmação de que o parque cumpriu as exigências técnicas e teve a candidatura aprovada foi feita pelo gover­nador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), no início do mês.

Uma comissão da Unesco virá ao Brasil fazer uma ava­liação presencial do parque, mas segundo a assessoria do governo maranhense ainda sem data para acontecer. O governador do estado está confiante e escreveu nas re­des sociais que não tem dúvi­da de que os avaliadores “sai­rão daqui encantados com esse paraíso natural, orgulho de todos os maranhenses”.

Lagoa interdunar no interior do parque
Turista aproveitam as lagoas existentes

O Parque Nacional
O Parque Nacional dos Lençóis fica a cerca de 250 quilômetros (km) da capital São Luís e foi criado há mais de 40 anos. Ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com uma área de 155 mil hectares. Ou seja, maior que a cidade de São Paulo, sendo famoso pelas lagoas cristalinas que se formam en­tre as dunas brancas, no pe­ríodo de chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conserva­ção da Biodiversidade (ICM­Bio).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o parque atende a pelo menos três cri­térios exigidos pela Unesco para se tornar patrimônio natural mundial: a beleza na­tural, os processos geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodi­versidade, incluindo espécies ameaçadas.

O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018 e o possível título vai dar mais visibilidade mundial para a conservação da área.

Parque oferece visual incrível

Patrimônios mundiais no Brasil
O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mun­dial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na divisa entre Paraná e Argentina; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arqui­pélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O Parque dos Lençóis Maranhenses pode se tornar o oitavo dessa lista.

Area é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares – JULIUS DADALTI/WIKIPÉDIA

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

O parque está inserido em uma zona de transição dos biomas Cerra­do, Caatinga e Amazônia e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

Postagens relacionadas

Auditor da Bandeira Azul visita destinos brasileiros certificados

Redação 1

Projeto do trem turístico parado

Redação 1

Destinos turísticos conectados são mais consumidos e visitados

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com