Tribuna Ribeirão
Mundo

Artemis III – Nasa revela traje de missão lunar

Mais flexível e resistente. O protótipo do novo traje espa­cial que a tripulação da mis­são Artemis III usará na su­perfície lunar foi apresentado na útima quarta-feira, 15 de março, com melhorias signifi­cativas em relação aos usados no programa Apollo.

Prevista para até o final de 2025, a missão Artemis III in­cluirá a primeira mulher a pi­sar na Lua. A tripulação deve chegar ao pólo sul do satélite, onde poderão ser registradas temperaturas “extremas” e condições ambientais “hostis”, vestida em trajes do século 21 projetados e fabricados pela empresa Axiom Space.

“Esses novos trajes têm mais recursos e capacidades”, disse Vanessa Wyche, diretora do Centro Espacial Johnson da Nasa, a agência espacial americana, durante a apresen­tação das roupas confecciona­das pela empresa privada com sede no Texas (EUA).

Por sua vez, Lara Kearney, do Programa de Atividade Extraveicular e Mobilidade Humana da Nasa, disse que, embora o protótipo apresen­tado na quarta-feira seja pre­to, a ideia é que na missão o traje seja branco, por questões térmicas e para permitir mais movimento aos astronautas.

Historicamente, lembrou Lara, a Nasa fabrica e é pro­prietária das roupas espaciais usadas nas missões, mas, no caso da Artemis III, a Axiom fornecerá os trajes por meio de um contrato de US$ 228,5 mi­lhões. A vestimenta ainda pas­sará por testes de segurança no Centro Espacial Johnson.

O presidente da Axiom Spa­ce, Michael Suffredini, destacou que as ações são resultado de uma aliança estratégica entre a empresa privada e a experiência da Nasa. “Continuamos o lega­do da Nasa em projetar um traje espacial avançado que permitirá aos astronautas operar com se­gurança e eficácia na Lua”, disse Suffredini em um comunicado.

Ele promete que o traje Ar­temis III “estará pronto para en­frentar os desafios complexos do polo sul lunar” e ajudar no obje­tivo de “uma presença de longo prazo lá”. “Nosso trabalho abrirá oportunidades para mais pes­soas explorarem e realizarem ciência na superfície lunar e é uma prova da inovação ame­ricana”, disse Bill Nelson, ad­ministrador da Nasa, em uma mensagem em rede social.

“Luvas são uma parte crí­tica do design”, disse Russell Ralston, vice-diretor da divisão de Atividade Extraveicular da Axiom Space, durante uma de­monstração do protótipo usado por um engenheiro da empre­sa. Ralston explicou que os en­genheiros passaram um tempo considerável projetando as lu­vas e que, graças às tecnologias inovadoras, com elas será pos­sível manusear uma variedade maior de ferramentas.

O desenvolvimento de ca­madas de isolamento no traje espacial, incluindo luvas e botas, também mereceu um esforço es­pecial. A figurinista Esther Mar­quis, da série For All Mankind (AppleTV+), participou da con­fecção do calçado espacial.

Composto por “muitas ca­madas”, o traje Axiom possui uma abertura traseira, além de maior número de articulações nas pernas e braços que propor­cionam maior flexibilidade em relação aos trajes utilizados há 50 anos durante as missões do programa Apollo.

O capacete possui um con­junto de luzes e uma câmera de vídeo de alta definição, enquan­to o sistema de suporte à vida, onde o oxigênio é armazenado, ficará localizado nas costas dos astronautas. O traje ostenta um compêndio de inovações tec­nológicas que, no entanto, não conseguiu excluir um elemento incontornável para os astronau­tas que os usam: as fraldas.

A Nasa busca estabelecer uma presença permanente na Lua por meio do programa Artemis, cuja primeira missão retornou à Terra em 11 de de­zembro após 25 dias de viagem, período durante o qual a es­paçonave não tripulada Orion circunavegou a Lua. A agência espacial norte-americana prevê enviar a Artemis II em novem­bro de 2024, missão que seguirá o mesmo percurso da antecesso­ra, mas com tripulação.

Postagens relacionadas

Tripulação do Titan pode ter percebido implosão

William Teodoro

Quinta aeronave da FAB com brasileiros repatriados decola de Tel Aviv

Redação 2

Cientistas concluem que lítio reverte males de radiação no cérebro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com