Com 252 novas empresas criadas no mês passado, Ribeirão Preto foi a cidade brasileira que mais abriu novos empreendimentos em fevereiro, dentre todos os municípios de médio porte do país (entre 500 mil e um milhão de habitantes), segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 15 de março, pelo Ministério da Fazenda.
Também foi a que apresentou o maior saldo positivo no período, ou seja, menos empresas fechadas. Os dados ainda destacam que Ribeirão Preto é, hoje, a cidade com mais empresas abertas dentre os municípios de médio porte do Brasil, totalizando 57.618 em funcionamento.
O levantamento considera as microempresas (78,2%), as pequenas, médias e grandes empresas (21,8%). Os microempreendedores individuais (MEIs) não foram incluídos na pesquisa, que também mostra os setores que mais puxaram os números para cima.
Encabeçando a lista, estão as empresas que prestam serviços médicos (61), empresas de serviços de escritório e administrativos (27) e de promoção de vendas (21), seguidas por lanchonetes e similares (20). Na média, o crescimento foi expressivo em todas as cidades do Estado de São Paulo e do Brasil.
Ainda assim, Ribeirão Preto se destaca das demais e vem apresentando um crescimento sempre progressivo de empresas abertas nos últimos anos. Em fevereiro, os novos negócios na cidade cresceram 0,44%, ante 0,40% do Estado de São Paulo e de 0,34% do Brasil.
Saltou de 57.202 novas empresas em fevereiro do ano passado para 57.618 em 2023. São 416 a mais, mas outras 164 foram fechadas, por isso o saldo de Ribeirão Preto no mês do carnaval ficou em 252, segundo o Ministério da Fazenda.
Fora da capital, apenas Campinas supera o volume ribeirão-pretano, com 271 novas empresas em fevereiro. Porém, em percentagem, a líder do ranking em fevereiro foi Santo André, no ABC Paulista, com aumento de 0,53% no número de novos negócios.