Após uma pausa de início de ano, as 25 participantes do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência a Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) têm a primeira sessão do clube de leitura, em 2023, na próxima quarta-feira (15), às 9h. O encontro acontece através de uma parceria entre o Observatório do Livro e a Escola de Enfermagem da USP Ribeirão Preto, dentro do “Tomates Verdes Fritos”.
O projeto, que atende 154 pacientes em tratamento de câncer e doenças neurodegenerativas no município, tem como objetivo principal propiciar maior bem-estar físico e emocional por meio das técnicas da Biblioterapia. Assim como outros programas da instituição, esse também é voltado para pessoas acima de 60 anos e utiliza como recurso a leitura de literatura para promover também apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.
Para participar é muito simples. Basta ter 60 anos ou mais, estar residindo em Ribeirão Preto e ter um histórico de tratamento de doenças crônicas ou neurodegenerativas. O projeto utiliza livros impressos escolhidos pelos curadores, que são psicólogos e atuam com o uso terapêutico da leitura, de acordo com o perfil do participante.
Enquadrado na Lei do Idoso, o projeto é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de forma domiciliar, em instituições e em encontros semanais com a rede de apoio dos pacientes. Recebe o patrocínio de Atacadão e apoio de Vinci e Hospital São Lucas. E as inscrições para os participantes podem ser feitas pelo telefone do Observatório do Livro (16) 3421-6914.
Atendimento à Imprensa: Mariangela Amorim
Contato: (16) 9 8245-0014 – E-mail: [email protected]