Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Olhar especial para a inclusão

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão

No próximo domingo, 19 de março, o projeto FADA – Família Diversidade e Amigos – promove uma manhã plural, com atividades esportivas, ofi­cinas, entretenimento, circuito, muita diversão e informação, para comemorar o Dia Mun­dial da Síndrome de Down. O evento tem entrada gratuita e será realizado no Parque Uber Sul, das 9h às 12h.

A ocasião serve para dar vi­sibilidade às pessoas com a sín­drome e mostrar que nada se deve fazer sem incluir a todos. O tema deste ano, “Conosco, não por nós”, declara a competên­cia de todos os indivíduos em realizar seus sonhos, cumprir tarefas, escolher uma carreira ou profissão, participar plenamente como protagonista, autônomo e suficientemente capaz de todos os espaços e atividades.

Voluntários e amigos da FADA engajados na causa da inclusão

O evento deve receber fa­mílias, profissionais e enga­jados com diferentes tipos de deficiência. “Todos os anos aproveitamos esta oportu­nidade para estar junto com a comunidade e conversar a respeito de inclusão e di­versidade. Tiramos dúvidas, apresentamos as pessoas para que se deem a oportunidade de conviver com a diferença e, assim, desmistificar o pre­conceito para que não mais aconteça a discriminação”, ex­plica Sheyla Dutra, fundadora e coordenadora do projeto.

Sheyla complementa que muito já se caminhou na tra­jetória da inclusão, porém ain­da há muito que se caminhar. “Essa luta data de meio século e está só no começo. Como di­ria Madre Tereza de Calcutá, oração sem ação não tem va­lia”, conclui.

Ana Luísa é filha de Sheyla, organizadora do projeto, que realiza apresentações de dança no evento

Para conhecer mais sobre o projeto, os parceiros, as ações e saber como contribuir e parti­cipar, basta acessar o site www. familiadiversidade.com.br. Mais informações pelo telefo­ne (16) 99217-6332.

Dia Mundial da Síndrome de Down
O Dia Mundial da Síndro­me de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para ce­lebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reco­nhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trisso­mia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Sobre o Projeto FADA
O projeto presta atendi­mento gratuito aos familiares de pessoas com deficiência desde 2005, promovendo aco­lhimento e empoderamento dessas famílias por meio de um grupo de apoio, eventos, capa­citações, entre outras ações, de forma inclusiva e com plenitu­de, pluralidade e convivência.

Evento anterior com balanço positivo para os organizadores

Postagens relacionadas

Sede da GCM será no Centro

William Teodoro

Morre homem ferido em incêndio no Florestan Fernandes

Luque

Liminar garante diesel para ônibus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com