Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão
No próximo domingo, 19 de março, o projeto FADA – Família Diversidade e Amigos – promove uma manhã plural, com atividades esportivas, oficinas, entretenimento, circuito, muita diversão e informação, para comemorar o Dia Mundial da Síndrome de Down. O evento tem entrada gratuita e será realizado no Parque Uber Sul, das 9h às 12h.
A ocasião serve para dar visibilidade às pessoas com a síndrome e mostrar que nada se deve fazer sem incluir a todos. O tema deste ano, “Conosco, não por nós”, declara a competência de todos os indivíduos em realizar seus sonhos, cumprir tarefas, escolher uma carreira ou profissão, participar plenamente como protagonista, autônomo e suficientemente capaz de todos os espaços e atividades.
O evento deve receber famílias, profissionais e engajados com diferentes tipos de deficiência. “Todos os anos aproveitamos esta oportunidade para estar junto com a comunidade e conversar a respeito de inclusão e diversidade. Tiramos dúvidas, apresentamos as pessoas para que se deem a oportunidade de conviver com a diferença e, assim, desmistificar o preconceito para que não mais aconteça a discriminação”, explica Sheyla Dutra, fundadora e coordenadora do projeto.
Sheyla complementa que muito já se caminhou na trajetória da inclusão, porém ainda há muito que se caminhar. “Essa luta data de meio século e está só no começo. Como diria Madre Tereza de Calcutá, oração sem ação não tem valia”, conclui.
Para conhecer mais sobre o projeto, os parceiros, as ações e saber como contribuir e participar, basta acessar o site www. familiadiversidade.com.br. Mais informações pelo telefone (16) 99217-6332.
Dia Mundial da Síndrome de Down
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.
Sobre o Projeto FADA
O projeto presta atendimento gratuito aos familiares de pessoas com deficiência desde 2005, promovendo acolhimento e empoderamento dessas famílias por meio de um grupo de apoio, eventos, capacitações, entre outras ações, de forma inclusiva e com plenitude, pluralidade e convivência.