A Cia. Minaz vai apresentar neste final de semana, sábado (11) e domingo (12), e nos dias 25 e 26 de março, a ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), no Teatro Minaz, com coral, orquestra e grande elenco.
A primeira montagem da ópera realizada pela Minaz foi premiada em Campinas em 1990, a partir daí foi apresentada por várias vezes em formato reduzido direcionado para crianças. A versão atual tem novo cenário, novo figurino e outra encenação com uma temática atual e instigante.
A Cia. Minaz já apresentou a ópera para um público de aproximadamente 15.000 pessoas nas cidades de Campinas, Araraquara, Campos do Jordão e Ribeirão Preto, onde também foi direcionada a crianças da rede pública municipal de ensino no ano de 2002.
Os ingressos foram oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação, e em 2007 para escolas da rede estadual através de edital do ProAC. Em 2019, a Minaz estreou uma nova montagem, trazendo um toque de modernidade para o espetáculo.
A ópera conta a história do príncipe Tamino e sua flauta mágica, enfrentando diversos perigos e desafios, na tentativa de salvar a princesa Pamina, filha da Rainha da Noite, mantida prisioneira pelo misterioso Sarastro. Em sua luta para libertar a princesa, Tamino conta com a ajuda de Papagueno, um caçador de pássaros muito atrapalhado e de três jovens.
A ópera será executada totalmente em português, por solistas, coral e orquestra. O espetáculo tem regência dos maestros Gabriel Rein-Schirato, Ozório Christovam e da maestra Gisele Ganade, direção cênica de André Cruz, cenário, figurinos e produção do Núcleo de Montagem da Cia. Minaz.
A “Flauta Mágica” será apresentada também para escolas de Ribeirão Preto e fará uma circulação pelas cidades de Serrana e Sertãozinho. As sessões no Teatro Minaz serão às 20h30 nos dias 11 e 25 (sábados) e às 19 horas nos dias 12 e 26 (domingos).
O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista, Zona Leste. Tem capacidade para 260 pessoas. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no site (www.minaz.com.br), onde há mais informações sobre a companhia, ou pelo telefone (16) 3941-2722.
A Cia. Minaz
A Cia. Minaz iniciou as atividades em 1990, quando foram definidos, além dos objetivos básicos, as obras que mais se identificavam com estes, guardando, em si, condições de realização dentro da estrutura disponível.
Em agosto de 1990, em Campinas, começaram os trabalhos de montagem da ópera bufa “La Serva Padrona” de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), que estreou em 11 de novembro do mesmo ano no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, apresentando-se nas cidades de Americana, Campinas e Araraquara.
Em dezembro do mesmo ano, foi lançado o projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que previa, além da montagem completa da ópera, a realização de um espetáculo direcionado a crianças.
Com este projeto, a Cia. Minaz conquistou o “Prêmio Estímulo”, da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, em janeiro de 1991, estreando sua montagem em abril do mesmo ano no Teatro Castro Mendes. Com o Projeto Ópera Minaz, já com sua sede em Ribeirão Preto, foram criados o Coral Minaz em 1992, os Meninos Cantores em 1996 e o Madrigal Minaz em 2005.
Os integrantes do Coral Minaz realizam sua formação vocal na Cia. Minaz, desenvolvendo técnica e repertórios individuais, sob a orientação de nossos professores, vários deles atuando como solistas em recitais, óperas, ópera estúdio e concursos de canto.
Os jovens cantores do grupo iniciaram seus estudos de música, de canto e repertório no coral dos Meninos Cantores da Cia. Minaz, coral Pré-Juvenil e Juvenil, um grande berço de vozes. A companhia ainda administra o Teatro Minaz, com capacidade para 260 pessoas, na rua Carlos Chagas nº 273, Jardim Paulista.