Tribuna Ribeirão
Artigos

Nova e importante opção de ensino

Depois de uma luta que já dura cerca de seis anos, uma vez que foi iniciada em 2017, Ribeirão Preto terá uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A autorização já foi dada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e anunciamos a novidade na semana passada, no dia 2 de março. É uma oportunidade sonhada por muitas cidades e que a nossa tem condições de realizar. Outras gestões tentaram instalar o Instituto Federal, mas o projeto não se concretizou. Agora vamos trabalhar para que a instalação ocorra o mais rápido possível.

A partir da autorização e do anúncio já iniciamos a busca de um espaço físico ideal para a instalação da nova institui­ção de ensino. Já temos alguns locais cotados, como a Escola Profissionalizante Dr. Celso Charuri, que recebe uma ação de melhorias nesta semana, e alguns prédios do Sesi. Não há, no entanto, uma escolha fechada. Vamos apresentar opções ao Instituto Federal dentro das adequações desejadas para que o trâmite possa ocorrer de forma rápida e o funcionamento seja uma realidade dentro de curto prazo.

É uma conquista da maior importância para Ribeirão. Vamos passar a ofertar à população uma ferramenta gratuita de qualificação e educação e, consequentemente, de profissio­nais preparados para o mercado de trabalho. A cidade toda ganha de forma excepcional. É por este motivo que desde 2017 frequentamos o prédio do Ministério da Educação com a mesma reivindicação; a instalação de uma unidade do IFSP em Ribeirão Preto. Desde o início, a prefeitura se comprometeu em providenciar todas as contrapartidas que cabiam ao município e realizou diversas reuniões para tratar do tema.

O Instituto Federal é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Ele oferece 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacha­relado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas, além de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, cursos EAD (Ensino à Distância) e Proeja (Programa de Integração da Educação Profis­sional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Os cursos a serem oferecidos pelo Instituto Federal irão atender à demanda de mão de obra da nossa região, de acordo com as vocações empresariais das cidades. Tenho certeza que obteremos um grande avanço na área educacional.

Com essa opção de ensino técnico superior na área de tecno­logia, vamos suprir mais uma lacuna do ensino e oferecer novas oportunidades aos jovens que agora se preparam para o mercado de trabalho. Na outra ponta serão beneficiadas as empresas, que contarão com profissionais qualificados e aptos a atuarem com desenvoltura nos diferentes setores da economia. E ganha também a cidade que, com mão de obra especializada, se credencia a ter empresas hoje ainda não presentes em nossas atividades, sejam industriais, comerciais e de prestação de serviços.

Quem acompanha a nossa gestão sabe o quanto priorizamos a educação. Estamos investindo cerca de R$ 80 milhões na cons­trução de 25 escolas (14 já entregues) e adequação das existentes. Todas as nossas escolas hoje têm o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Em 2017, apenas três das 108 escolas tinham o documento. Estamos concluindo a colocação de ar condicio­nado em todas as salas de aula e implantando o programa de reverdejamento. O mais importante, no entanto, é que investimos no aluno, com aumento do número de aulas, aperfeiçoamento de nossos laboratórios e ampliação das aulas de inglês, com oferta desde o ensino infantil. Assim teremos alunos capacitados para disputarem as vagas que serão oferecidas pelo IFSP.

Postagens relacionadas

Tempo de paz e união 

Redação 2

Minha primeira noção de céu!

Redação 1

Transparência e clareza

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com