Tribuna Ribeirão
Cultura

Biblioteca Padre Euclides oferece oficina de publicação de livros

Atividade tem parceria com a Editora Reformatório. Mercado editorial vê aumento na venda de livros e de novos escritores do interior paulista

O mercado editorial brasileiro tem recebido mais escritores do interior paulista. Os números animam as editoras e o surgimento de novos selos. Outra grande notícia é a desburocratização do processo de edição para novos autores, inclusive para publicações independentes e sem editora. Para tratar do tema, a Biblioteca Padre Euclides e a Editora Reformatório realizam, em Ribeirão Preto, a oficina “Os caminhos da publicação de livros” com Marcelo Nocelli, editor da Reformatório e técnico gráfico, nos dias 9 e 10 de março, quinta e sexta-feira, das 19h às 21h.

A oficina abordará temas como: critérios para o envio de originais pelo autor, critérios para seleção de originais, como registrar uma obra, autopublicação e publicação independente, as diferentes formas de publicação por editoras, como iniciar uma pequena editora ou selo independente, formas de contratos entre editoras e autores, os processos de edição, o livro impresso ou e-book, a escolha do material (papel, tintas e acabamento), os diferentes processos de impressão, custos, mercado editorial, distribuição, divulgação e vendas.

Mercado
Os números já refletem a reação do mercado. A pesquisa “Painel do Varejo de Livros no Brasil 2023”, da Nielsen Book e Sindicato Nacional dos Escritores de Livros, aponta que janeiro iniciou com leve aumento no faturamento do setor — 1,95% acima do movimento do mesmo período de 2022.

Segundo Nocelli, houve queda no faturamento do mercado editorial brasileiro, mas, houve aumento na venda de livros. O paradoxo é explicado, especialmente, pelos custos do processo de impressão que comprometeram resultados brutos do segmento editorial, mas houve o que ele já chama de “boom” de abertura de editoras e novas facilidades para publicação de obras que têm atraído autores. “Há mais facilidades para quem quer lançar uma publicação independente, mesmo sem editora”, explica.

Outra questão que tem incentivado autores a tirarem seus projetos da gaveta é o Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que determina que 50% das publicações de novos livros sejam destinados ao interior paulista desde 2015. “Essa alteração na lei e a apuração dos critérios para autores do interior acabam aparecendo nos resultados algum tempo depois e é o que estamos começando a ver. Antes, a maioria dos lançamentos vinha de escritores da capital do estado e agora temos mais livros de escritores do interior paulista”, comenta Marcelo Nocelli.

Segundo ele, essa movimentação do mercado implica diretamente em aumento do número de leitores. Em parte, porque as pessoas próximas prestigiam seus escritores, em parte, porque as facilidades burocráticas e de custos de lançamento de um livro auxiliam a viabilizar projetos represados e isso impacta positivamente no mercado.

A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, aponta que o país tem cerca de 100 milhões de leitores. O estudo conta com dados de 2019 mostrou também que o Brasil perdeu aproximadamente 4,6 milhões de leitores no período de 2015 a 2019. O levantamento é desenvolvido pelo Instituto Pró-Livro, IBOPE Inteligência e Itaú Cultural e considera como leitor a pessoa que leu ao menos um livro, inteiro ou em parte, nos três meses anteriores à entrevista. “Nesse sentido, o surgimento de novas editoras e novos escritores são uma base importante para invertermos o cenário, junto com políticas públicas de incentivo à produção e à leitura”, comenta Nocelli.

Oficina
As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou diretamente na Biblioteca Padre Euclides, e a Editora Reformatório oferecerá certificado para os participantes. O investimento é de R$ 170,00 por pessoa.

Agenda
Oficina Os caminhos da publicação de livros
Data: 9 e 10 de março
Horário: 19h às 21h
Inscrições: R$ 170,00 — contato por e-mail [email protected]
Local: Biblioteca Padre Euclides — Rua visconde de Inhaúma 490 1º andar, Centro, Ribeirão Preto

Postagens relacionadas

Lauro Moreira vai lançar livro em RP

Redação 1

Artistas do Beco do Batman em RP

Redação 1

Vidros artesanais japoneses são destaque em exposição da Japan House São Paulo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com